Plano de Ação Academia 2020/21 – Horários Ensino à Distância
Fevereiro 3, 2021
Direção Geral de Educação – Participação Professora Maria Beatriz Gil – 1º ano – Ciclo de Webinars: Reflexões e Práticas E@D
Fevereiro 22, 2021

Domínio de Autonomia Curricular 6º ano – Paz, justiça e instituições eficazes

Este ano o 2º ciclo organiza o seu trabalho em torno dos 17 objetivos traçados pela ONU para a sustentabilidade e que visam, através das 169 metas definidas, a construção de um mundo mais justo, próspero, sustentável e igualitário até 2030.

Estes objetivos foram traçados dentro de uma perspectiva universal refletindo as aspirações de diversas nações do mundo, tendo em vista a construção de um mundo com equilíbrio ambiental e social. Estes objetivos visam acabar com a pobreza e a fome mundial, construir um mundo mais pacífico, reduzir as desigualdades, promover os direitos humanos e proteger o planeta e seus recursos naturais.

Nos meses de novembro e dezembro, o 2º ciclo elegeu os seguintes objetivos:

 

Objetivo 16- Paz, justiça e Instituições eficazes

No desenvolvimento do objetivo 16, através do trabalho realizado, pretenderam-se passar algumas das metas deste objetivo, nomeadamente alertar para a necessidade de reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade com ela relacionadas, em todos os lugares; acabar com o abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra as crianças; promover o Estado de Direito, ao nível nacional e internacional, e garantir a igualdade de acesso à justiça para todos; reduzir significativamente os fluxos ilegais financeiros e de armas, reforçar a recuperação e devolução de recursos roubados e combater todas as formas de crime organizado; desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis; garantir a tomada de decisão responsável, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis.

 

17-Parcerias e meios de implementação

Em relação ao objetivo 17, através do trabalho realizado, pretenderam-se passar algumas das metas deste objetivo, nomeadamente alertar para a necessidade de promover o desenvolvimento, a transferência, a disseminação e a difusão de tecnologias ambientalmente corretas, aumentar a coerência das políticas para o desenvolvimento sustentável; respeitar o espaço político e a liderança de cada país para estabelecer e implementar políticas para a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável.

6º ano

 

Português – Tipologia textual: texto de opinião. Produção de textos de opinião sobre o racismo com utilização de conetores discursivos adequados. Exposição dos textos.

HGP– Em sala de aula foi lecionada a tipologia textual: texto de opinião. Os alunos produziram textos de opinião sobre o racismo onde utilizaram conetores discursivos adequados. Depois de avaliados, os textos foram expostos conjuntamente com os trabalhos de História e Geografia de Portugal.

Inglês– Friendship – How can we become friends again? Canções: “Happy Christmas” de John Lennon. Preenchimento de espaços, análise do vocabulário, interpretação da mensagem da música e execução vocal das mesma.

Ciências – Realização de pesquisas sobre diferentes doenças provocadas por falta de condições sociais. Análise e relação dessas doenças com zonas no mundo onde há menos condições sociais com a discussão em grupo turma sobre possíveis hipóteses para solucionar estes problemas sociais. Elaboração de cartazes sobre os temas pesquisados e discutidos.

Educação Visual – Realização de pinturas com a boca, os pés e as mãos de forma a representar uma composição natalícia. Elaboração de uma embalagem para a Prenda de Natal, que foi decorada com a técnica de pintura/estampagem/impressão das mãos, juntando uma mensagem alusiva ao tema Paz e Natal.

Cidadania e Desenvolvimento- Análise da Declaração dos Direitos Humanos. Pesquisa sobre diferentes tipos de violência. Criação de grupos e realização de vários trabalhos, tais como, entrevistas a pessoas ligadas a instituições, análise filmes onde retratam diferentes tipos de violência ou descriminação. Criação de uma música utilizando os instrumentos que cada aluno toca.

Oficina Criativa – Criação de contos alusivos ao tema dos Direitos Humanos e Natal e realização de ilustrações dos mesmos.

Oficina de Música – Queen – “The miracle” – apresentação em powerpoints.

Formação Musical – Visionamento e análise do texto do IV andamento da 9ª sinfonia de Beethoven.

Piano- Instrumento tocado por pessoas com deficiência.

Violino- Apresentação de “El sistema – Orquestra Geração” – Instrumento tocado por pessoas com deficiência.

Bateria- Instrumento tocado por pessoas com deficiência.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.