Vitória, Vitória… começou a História: O DAC partiu da leitura da história: “Eu também sou Portugal”, de Manuela Mota Ribeiro.
No decorrer do DAC falámos de valores morais como: patriotismo, união, amizade. E abordámos Objetivos de desenvolvimento sustentável (ONU), como: Paz, justiça e as instituições fortes.
Em português lemos a história “Eu também sou Portugal” e refletimos sobre a mesma, falando de literacia financeira e de educação para o consumo (Educação para a Cidadania). Lemos e interpretámos de forma oral e escrita o texto: “2ª Lição: Dia de férias em Sintra – a Nação” de Jorge Sampaio. Fizemos revisão da família de palavras e dos adjetivos qualificativos e numerais e dos quantificadores numerais.
Na aula de estudo do meio abordámos os vários símbolos nacionais. No Dia de Reis, pesquisámos várias tradições deste dia pela Europa. E ouvimos o hino da União Europeia. Em aula invertida os alunos apresentaram à turma bandeiras de Portugal, construídas em família.
Em matemática com a divisão fracionária da mesma fizemos revisão das frações e iniciámos o estudo das percentagens.
Em Inglês falámos de tradições de Natal em Portugal, países de expressão inglesa e à volta do Mundo.
Na aula de música os alunos visualizaram e escutaram sons provenientes de instrumentos de vários países.
Em Artes Visuais construímos bandeiras de Portugal com materiais reciclados.
Na aula de expressão dramática/ teatro os alunos improvisaram a ida de uma família a um jogo de futebol da seleção nacional, onde tinham de recorrer às bandeiras construídas em família.
Em mus&cultura conversámos sobre os Ranchos Folclóricos e sua apropriação política pela ditadura.
No instrumento tivemos o privilégio de ouvir a professora Joana Gomes tocar o Hino Nacional no violino, depois de nos falar da letra e do compositor do Hino.
Com o acompanhamento do professor de guitarra Luís Roldão, uma aluna tocou uma música portuguesa “A Rosinha”.