Data de implementação: de 5 a 11 de janeiro de 2021 |
Português
Esta semana introduzimos a consoante “v” com a obra “Vicent Van Gogh e a cor do Sol” de Caulos (Luís Carlos Coutinho). A partir do nome próprio do pintor, Vicent, descobrimos outros nomes próprios, mas em português, começados pela letra “V” e, posteriormente, fomos à procura de nomes que rimassem uns com os outros (por exemplo: Viviana rima com Diana). Para além disso, utilizámos palavras conhecidas para substituirmos determinada sílaba para escrever uma nova palavra (por exemplo: na palavra “mala” substituímos a sílaba “ma” por “ve” e descobrimos a palavra “vela”). |
Matemática
Introduzimos os diagramas de Venn com uma chuva de ideias. Explorámos conceitos, como: conjunto, elementos, critérios de seleção (forma, tamanho, cor). Realizámos a atividade de cálculo mental “Velocidade nas somas coloridas”, onde a cada minuto, utilizando uma cor à nossa escolha, tivemos o desafio de realizar o maior número de operações que conseguíssemos. Trocámos de cor após cada minuto e, no final, trocámos de folha com um dos nossos colegas e verificámos quais as operações corretas e incorretas do nosso colega. |
Estudo do Meio
Partindo da famosa obra “A noite estrelada” de Vicent Can Gogh, introduzimos os momentos do dia – dia, tarde e noite. |
Belas Artes
Colocámo-nos no papel do famoso artista Van Gogh e, numa folha de papel reciclado, fizemos a nossa interpretação da obra “A noite estrelada”, utilizando tintas, aguarelas, lápis de cera e cartão. |
Dramática
Partimos da letra “v” para, em primeiro lugar, discutir a importância que o sentido da visão tem na nossa vida e imaginámo-nos em situações concretas onde tivéssemos que agir sem ver. Sem recorrermos à visão, realizámos uma atividade onde tivemos de identificar um objeto apenas utilizando o nosso tato. Analisámos que não é difícil descobrirmos formas e determinadas propriedades de um objeto apenas utilizando o tato, mas sem a visão torna-se muito difícil saber, por exemplo, a cor ou se há alguma informação escrita no objeto. |
Educação Física
Aprendemos uma coreografia simples da música “Jerusalema” realizando passos de dança em “v” à frente e atrás. |
Artes visuais
Pintámos um desenho, com lápis de cor, inspirado na obra “A noite estrelada” de Van Gogh. |
Música
Falámos sobre a família das cordas: violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo. Para além disso, aprendemos sobre o vibrafone. |
Instrumento
Aprendemos sobre “A valsa Danúbio Azul” de Johann Strauss, interpretada pelos violinos, violas d’arco (ou violetas) e violoncelos da Orquestra Filarmónica de Viena, no Teatro de Ópera de Viena de Áustria. |
Musi&Cultura
Falámos sobre algumas violas tradicionais: viola braguesa, viola campaniça. Canção: Velhinha. |