Domínio de Autonomia Curricular 5º ano – Fome zero e agricultura sustentável
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Domínio de Autonomia Curricular – Letra “v”
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Domínio de Autonomia Curricular 6º ano – Fome zero e agricultura sustentável

2º ciclo – Domínio de Autonomia Curricular

Este ano o 2º ciclo organiza o seu trabalho em torno dos 17 objetivos traçados pela ONU para a sustentabilidade e que visam, através das 169 metas definidas, a construção de um mundo mais justo, próspero, sustentável e igualitário até 2030.

Estes objetivos foram traçados dentro de uma perspectiva universal refletindo as aspirações de diversas nações do mundo, tendo em vista a construção de um mundo com equilíbrio ambiental e social. Estes objetivos visam acabar com a pobreza e a fome mundial, construir um mundo mais pacífico, reduzir as desigualdades, promover os direitos humanos e proteger o planeta e seus recursos naturais.

No mês de outubro o 2º ciclo elegeu o objetivo:

Objetivo 2 – Fome zero e agricultura sustentável

 

Em relação ao objetivo 2, através do trabalho realizado, pretenderam-se passar algumas das metas deste objetivo, nomeadamente o acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.  Reforçou-se a necessidade de garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e as pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano. Reforçou-se a necessidade de dobrar a produtividade agrícola, garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas resilientes, que aumentem a produtividade e a produção, que ajudem a manter os ecossistemas, que fortaleçam a capacidade de adaptação às mudanças climáticas, às condições meteorológicas extremas, secas, inundações e outros desastres, e que melhorem progressivamente a qualidade da terra e do solo.

Finalmente, reforçou-se a ideia de manter a diversidade genética de sementes, plantas cultivadas, animais de criação e domesticados e suas respetivas espécies selvagens.

Nas várias disciplinas este objetivo e estas metas foram trabalhados e desenvolvidos de forma a que os nossos alunos tomem consciência sobre a necessidade, cada vez maior e mais urgente, de vivermos num Mundo melhor.

6º ano

Português – Trabalho sobre o texto instrucional através da recolha de lendas que tivessem alimentos como parte integrante da narrativa. Seleção de alimentos com uma recolha de receitas para perceber que a tipologia textual trabalhada obriga a seguir determinadas instruções. Foram revistas as caraterísticas do texto dramático, para a peça do dia de Halloween. Início da leitura da obra “Os Piratas”.

Inglês– Visionamento de pequenas histórias sobre comida/ alimentação. Análise das mesmas e do vocabulário. Alimentação/receitas– concurso de fotos com comidas “horrorosas”.

Matemática- Aplicação da propriedade fundamental das proporções na realização de exercícios que com receitas, aplicando assim conteúdos matemáticos a situações da vida real.

Ciências – Cada aluno imaginou ser um Chef de cozinha e realizou ementas saudáveis com base nos princípios da alimentação mediterrânica. Elaboração de uma revista em que cada página apresenta a ementa de um aluno com o nome do seu “restaurante” e outras informações com o valor dos pratos e frases promocionais.

Educação Visual – Realização de desenhos à vista de alimentos com indicações/critérios de forma a ser feita a reprodução de uma obra semelhante ou inspirada nas obras do artista plástico Andy Warhol. Aplicação de conhecimentos sobre cores e  técnicas de utilização dos materiais.

Cidadania e Desenvolvimento- Pesquisa sobre “Fome Zero” e “Agricultura Sustentável” e a partir dessa pesquisa foram escritas notícias para serem compiladas num jornal.

Oficina Criativa – Realização de um projeto de decoração de uma máscara com alimentos “assustadores”. Recriação dos alimentos com cartolina Eva e Feltro. Colocação de todos os elementos realizados numa máscara descartável. Realização de elementos decorativos alusivos ao Halloween.

Oficina de Música – Produção e recolha de sons do quotidiano para depois serem manipulados e transformados pelo professor, de forma a ficarem “assustadores” ou “arrepiantes” e serem utilizados no Halloween.  O produto final consistiu em dois ficheiros áudio com a recolha total dos sons. No primeiro ouve-se o som que o aluno produziu e de seguida o mesmo som transformado. No segundo ouvem-se apenas os sons transformados, que servem como banco de dados de efeitos especiais.

Piano- Apresentação de peças em forma de pêra.

Violino- Importância da alimentação para a performance / hidratação.

 

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