Hino das Cidades Educadoras
Janeiro 7, 2021
Domínio de Autonomia Curricular 6º ano – Fome zero e agricultura sustentável
Janeiro 10, 2021

Domínio de Autonomia Curricular 5º ano – Fome zero e agricultura sustentável

Este ano o 2º ciclo organiza o seu trabalho em torno dos 17 objetivos traçados pela ONU para a sustentabilidade e que visam, através das 169 metas definidas, a construção de um mundo mais justo, próspero, sustentável e igualitário até 2030.

Estes objetivos foram traçados dentro de uma perspectiva universal refletindo as aspirações de diversas nações do mundo, tendo em vista a construção de um mundo com equilíbrio ambiental e social. Estes objetivos visam acabar com a pobreza e a fome mundial, construir um mundo mais pacífico, reduzir as desigualdades, promover os direitos humanos e proteger o planeta e seus recursos naturais.

No mês de outubro o 2º ciclo elegeu o objetivo:

Objetivo 2 – Fome zero e agricultura sustentável

Em relação ao objetivo 2, através do trabalho realizado, pretenderam-se passar algumas das metas deste objetivo, nomeadamente o acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.  Reforçou-se a necessidade de garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e as pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano. Reforçou-se a necessidade de dobrar a produtividade agrícola, garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas resilientes, que aumentem a produtividade e a produção, que ajudem a manter os ecossistemas, que fortaleçam a capacidade de adaptação às mudanças climáticas, às condições meteorológicas extremas, secas, inundações e outros desastres, e que melhorem progressivamente a qualidade da terra e do solo.

Finalmente, reforçou-se a ideia de manter a diversidade genética de sementes, plantas cultivadas, animais de criação e domesticados e suas respetivas espécies selvagens.

Nas várias disciplinas este objetivo e estas metas foram trabalhados e desenvolvidos de forma a que os nossos alunos tomem consciência sobre a necessidade, cada vez maior e mais urgente, de vivermos num Mundo melhor.

 

5º ano

 

Português – Trabalho sobre o texto instrucional através da recolha de lendas que tivessem alimentos como parte integrante da narrativa. Houve uma seleção de alimentos e, a partir daí, fez-se uma recolha de receitas, para perceber que a tipologia textual trabalhada obriga a seguir determinadas instruções. Foram revistas as caraterísticas do texto dramático, para a peça do dia de Halloween. Foi ainda iniciada a leitura da obra “O Príncipe Nabo”.

HGP– Conteúdos trabalhados a partir do manual sobre a indústria manufatureira no séc. XVIII. Elaboração de um quadro comum, no caderno do aluno, com as sobre as principais características desta indústria. Estudou-se ainda a introdução de novos alimentos sul americanos na dieta portuguesa.

Inglês– Visionamento de pequenas histórias sobre comida/alimentação. Análise das mesmas e do vocabulário. Alimentação/receitas– concurso de fotos com comidas “horrorosas”.

Matemática- Realização de expressões numéricas, cada uma correspondente a uma letra do abecedário. Após realização das expressões numéricas, utilizaram um código para decifrar a frase relacionada com o tema Sustentabilidade.

 

Ciências- Os alunos de 5.º ano iniciaram uma horta. Começaram por semear sementes de tomate, girassol e salsa que trouxeram de casa em pequenos vasos. Semearam também um abacate. Replantaram algumas plantas comestíveis que nos foram oferecidas por uma empresa que as semeia. Os alunos ficaram responsáveis pela manutenção da sua horta. Pequenos grupos ficaram responsáveis por regar as plantas.

Educação Visual – Realização de desenhos à vista de alimentos com diversos materiais riscadores. De acordo com o tema de Halloween, foi feito um desenho à vista de uma abóbora com a utilização da noção de tridimensionalidade. Com o material riscador Lápis de Cor, foi feita a reprodução do referido desenho para trabalhar a bidimensionalidade.

Cidadania e Desenvolvimento- Apresentação dos objetivos da ONU para este princípio. Visionamento de vídeos sobre a temática em questão. Realização de um texto intitulado “Se mandasse, o que faria para acabar com a fome no mundo.” Debate sobre as conclusões.

Oficina Criativa – Realização de um projeto de decoração de uma máscara com alimentos “assustadores”. Recriação dos alimentos com cartolina Eva e Feltro. Colocação de todos os elementos realizados numa máscara descartável. Realização de elementos decorativos alusivos ao Halloween.

Oficina de Música – Produção e recolha de sons do quotidiano para depois serem manipulados e transformados pelo professor, de forma a ficarem “assustadores” ou “arrepiantes” e serem utilizados no Halloween.  O produto final consistiu em dois ficheiros áudio com a recolha total dos sons. No primeiro ouve-se o som que o aluno produziu e de seguida o mesmo som transformado. No segundo ouvem-se apenas os sons transformados, que servem como banco de dados de efeitos especiais.

Piano- Apresentação de peças em forma de pêra.

Violino- Importância da alimentação para a performance / hidratação.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.