Data de implementação: de 14 a 18 de dezembro de 2020 |
Português
Esta semana introduzimos a consoante “m” com a obra “Maria-vai-com-as-outras” de Sylvia Orthof. A ovelha Maria, protagonista da nossa história, fazia sempre o que as outras ovelhas faziam! Se as ovelhas decidissem ir para a esquerda, lá ia a Maria para a esquerda. Se decidissem subir uma montanha, lá ia a Maria atrás das ovelhas… Esta é uma história que destaca a importância de tomarmos as nossas próprias decisões! À consoante “m” juntámos o ditongo “ãe” e obtivemos uma palavra especial, a palavra mãe. Ao nível da oralidade, realizámos um momento de partilha com a turma – “Como é a minha mãe?”. |
Matemática
Resolvemos problemas e desenvolvemos o raciocínio matemático. Para além disso, realizámos atividades de cálculo mental. |
Inglês
Introduzimos a letra “m” apartir de uma canção do alfabeto e como o Natal está a chegar, introduzimos esta temática com a expressão “Merry Christmas”. Por fim, ouvimos a canção “Up on the house top”. |
Belas Artes
Depois da partilha “Como é a minha mãe?”, fizemos um desenho que ilustrasse a nossa mãe. |
Dramática
No final da história, a ovelha Maria deixou de seguir as outras ovelhas e decidiu tomar as suas próprias decisões, fazendo aquilo que realmente gosta! Um dia, a Maria decidiu construir uma máquina mágica e para isso precisou da nossa ajuda. Começámos por dar-lhe um nome começado pela letra “m”, o resultado final foi: “Mamamuse”. Para construirmos e caracterizarmos a máquina, cada um de nós criou um som que representaria cada uma das peças e movimentos da máquina. |
Música
Visualizámos um concerto de Leopold Mozart, pai de Wolfgang Amadeus Mozart, intitulado “A Sinfonia dos Brinquedos” e identificámos os instrumentos musicais que eram vistos e ouvidos. |
Musi&Cultura
Aprendemos a canção Macela. |