Festas Felizes
Dezembro 24, 2020
60 º Aniversário da Academia Luísa Todi – Um brinde à VIDA que nos desafia!
Janeiro 5, 2021

Domínio de Autonomia Curricular – Letra “m”

 

Data de implementação: de 14 a 18 de dezembro de 2020
Português

Esta semana introduzimos a consoante “m” com a obra “Maria-vai-com-as-outras” de Sylvia Orthof. A ovelha Maria, protagonista da nossa história, fazia sempre o que as outras ovelhas faziam! Se as ovelhas decidissem ir para a esquerda, lá ia a Maria para a esquerda. Se decidissem subir uma montanha, lá ia a Maria atrás das ovelhas… Esta é uma história que destaca a importância de tomarmos as nossas próprias decisões!

À consoante “m” juntámos o ditongo “ãe” e obtivemos uma palavra especial, a palavra mãe. Ao nível da oralidade, realizámos um momento de partilha com a turma – “Como é a minha mãe?”. 

Matemática

Resolvemos problemas e desenvolvemos o raciocínio matemático. Para além disso, realizámos atividades de cálculo mental.

Inglês

Introduzimos a letra “m” apartir de uma canção do alfabeto e como o Natal está a chegar, introduzimos esta temática com a expressão “Merry Christmas”. Por fim, ouvimos a canção “Up on the house top”.

Belas Artes

Depois da partilha “Como é a minha mãe?”,  fizemos um desenho que ilustrasse a nossa mãe.

Dramática

No final da história, a ovelha Maria deixou de seguir as outras ovelhas e decidiu tomar as suas próprias decisões, fazendo aquilo que realmente gosta! Um dia, a Maria decidiu construir uma máquina mágica e para isso precisou da nossa ajuda. Começámos por dar-lhe um nome começado pela letra “m”, o resultado final foi: “Mamamuse”. Para construirmos e caracterizarmos a máquina, cada um de nós criou um som que representaria cada uma das peças e movimentos da máquina. 

Música

Visualizámos um concerto de Leopold Mozart, pai de Wolfgang Amadeus Mozart, intitulado “A Sinfonia dos Brinquedos” e identificámos os instrumentos musicais que eram vistos e ouvidos.

Musi&Cultura

Aprendemos a canção Macela.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.