Domínio de Autonomia Curricular – Letra “d”
Dezembro 9, 2020
Festas Felizes
Dezembro 24, 2020

Domínio de Autonomia Curricular 4º ano – A Nossa História

Vitória, Vitória… começou a História: O DAC partiu da leitura da história: “Histórias curiosas da nossa história”, de José Jorge Letria.

No decorrer do DAC falámos de valores morais como: justiça, resiliência, coragem, aceitação…E abordámos Objetivos de desenvolvimento sustentável (ONU), como: Paz, justiça e as instituições fortes.

Em Educação para a Cidadania trabalhámos os direitos humanos; interculturalidade.

Na aula de Português ouvimos “Histórias curiosas da nossa história”; lemos, interpretámos e resumimos as lendas: Padeira de Aljubarrota; O milagre das Rosas e a Lenda de Pedro e Inês de Castro. Lemos e fizemos a interpretação oral e escrita de vários textos, como: “O (meu) milagre das rosas; “Uma nau maravilhosa” e “O marujo Manuel” Analisámos panfletos do Museu de Marinha. Escrevermos textos intitulados: “Se eu fosse um (a) rei (rainha) e escrevemos quadras de acordo com a época dos Descobrimentos, a que demos o título “Os Descobrimentos do 4º ano”.

E por fim, ouvimos poesia de José Jorge Letria escrita no livro “Portugal para miúdos”.

Em Estudo do Meio abordámos os primeiros povos; falámos do domínio Romano; da invasão Muçulmana; da formação de Portugal; do alargamento do território; das 4 dinastias que reinaram em Portugal; da expansão marítima; da república e da União Europeia.  Em aula Invertida, os alunos apresentaram um(a) rei(rainha) de Portugal com uma breve descrição e fizemos uma exposição.

Os portugueses tiveram de utilizar várias táticas e estratégias para combater os povos invasores. Nós na Matemática abordámos várias estratégias de cálculo mental, para conseguirmos fazer as adições, subtrações, multiplicações e divisões mais rapidamente.

Em Expressão Dramática/ Teatro vestiram-se a rigor e dramatizaram peças improvisadas sobre: os primitivos; a lenda padeira de Aljubarrota; a lenda do milagre das rosas; a conquista de Ceuta e a Expansão marítima.

Na aula de Artes Visuais e em Belas Artes criámos um livro 3D das lendas Padeira de Aljubarrota; O milagre das Rosas e a Lenda de Pedro e Inês de Castro. E desenhámos o retrato de Romanos e Brites de Almeida 

Em Música os alunos estiveram a observar e a ouvir instrumentos ancestrais de culturas como os Aztecas e Maias. Entre os instrumentos e o mais aterrador deles, estava o “Death Whistle”, ou seja, “O Apito ou Assobio da Morte”. Falaram do Achamento do Brasil e ouviram músicas alusivas a Afonso Henriques – O Conquistador.

Na aula de Mus&Cultura abordámos canções Transmontanas: história/ mirandês/referências ao passado com base em canções e língua mirandesa : Senhor Galandum.

No Instrumento o professor de Guitarra Nuno Santos falou-nos da “Armada invencível” e presenteou-nos com peças alusivas à mesma.

A professora Margarida Quítalo falou-nos de postura, determinação e resiliência, para se tocar um instrumento e para enfrentar Vida.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.