Domínio de Autonomia Curricular 3º ano – A saúde do nosso corpo
Dezembro 2, 2020
Domínio de Autonomia Curricular 4º ano – A Nossa História
Dezembro 13, 2020

Domínio de Autonomia Curricular – Letra “d”

Data de implementação: de 23 de novembro a 4 de dezembro de 2020
Português

Introduzimos a consoante “d” com a obra “Dez dedos dez segredos” de Maria Alberta Meneres. Esta é uma obra que nos presenteia com dez histórias, cinco contadas por cada dedo da mão esquerda e outras cinco pelos dedos da mão direita.

Durante a semana, criámos o lema: “Duas histórias por dia, não sabes o bem que te fazia!” e tivemos o prazer de receber, na nossa sala, dois mini convidados (fantoches de dedo) que nos vieram contar a sua história.

Para testarmos a nossa atenção, em relação à história, realizámos uma ficha de compreensão leitora.

Para além disso, com os desenhos realizados em Belas Artes, cada um de nós fez uma apresentação à turma. 

Matemática

Introduzimos o número 10 e trabalhámos as adições de resultado 10 – dos números que temos estado a trabalhar, quais são os que se juntam, dois a dois, para que o resultado da soma seja igual a 10?

Também aprendemos a contar de dois em dois!

Estudo do Meio

Tendo como ponto de partida a história da semana, distinguimos a mão esquerda da mão direita e falámos sobre a designação que é dada a cada dedo (polegar, indicador, …).

Fizemos uma chuva de ideias – O que são os direitos dos alunos? E os deveres?

Dramática

Demos asas à nossa imaginação e, com recurso a fantoches de dedos, improvisámos as nossas histórias, apresentando-as à turma.

Belas Artes

Depois de conhecermos a livro “Dez dedos dez segredos” contornámos as nossas próprias mãos, utilizando um lápis e uma folha, e criámos uma personagem para cada um dos nossos dedos.

Como o Natal está a aproximar-se, pensámos em várias ilustrações caraterísticas do Natal e desenhámos nas janelas da nossa sala, utilizando canetas de tinta de água. Aproveitámos também para começar a construir a nossa árvore de Natal (utilizámos garrafas de água vazias, tampas, cartões de cerais, …)

Artes visuais

Pintámos a nossa mão com tinta de guache branca e fizemos a sua impressão numa folha de papel reciclado, para posteriormente concluirmos com um trabalho natalício (desenhar com marcador preto alguns contornos e detalhes de bonecos de neve).

Música

Conhecemos a Clave de Dó. Depois, aprendemos a localização de todos os Dó’s na Clave de Sol e na Clave de Fá.

Musi&Cultura

Falámos do Didjeridoo e da cultura aborígene.

Instrumento 

Recebemos a visita do professor de guitarra que chegou acompanhado com as alunas Francisca Lemos e Matilde Sobral, alunas da nossa turma. Falaram-nos das designações dos dedos para tocar guitarra e quais os respetivos números. Por fim, cada um deles, acompanhado da sua guitarra, presenteou-nos com uma apresentação. 

Nota:

  • Na atividade de dramática, os alunos desinfetaram as mãos antes e após o uso dos fantoches.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.