Domínio de Autonomia Curricular – “Conviver em Sociedade”
Novembro 16, 2020
Domínio de Autonomia Curricular – Letra L
Novembro 23, 2020

Domínio de Autonomia Curricular – Letra “t”

 

Data de implementação: de 9 a 13 de novembro de 2020
Português

Esta semana introduzimos a consoante “t” com a obra “O Trollzarrão” de Michal Snunit.

Começámos a ler e a construir frases com todas as letras já aprendidas e reparámos que já conseguimos escrever imensas palavras!

Na semana passada, quando começámos a construir frases, falámos do ponto final e esta semana introduzimos o ponto de interrogação!

Para além disso, introduzimos os trava-línguas com uma chuva de ideias – O que são trava-línguas? Porque têm este nome? 

Matemática

Quando estivemos a trabalhar as adições, observámos que numa adição se trocarmos o número da 1º parcela com o da 2ª, obtemos o mesmo resultado (o nosso total).

Estudo do Meio e Cidadania

A obra “O Trollzarrão” fala-nos do valor da amizade, da importância de pedirmos desculpa e de evitarmos atitudes que possam magoar ou afastar os nossos amigos. Assim, falámos sobre a nossa turma –  como é constituída; a importância de cumprirmos regras, de nos respeitarmos uns aos outros, dentro e fora da sala de aula, e do valor da amizade.

Dramática, Belas Artes e Português

Depois de sabermos o que é um trava-línguas, cada um de nós escolheu um e tivemos o desafio de o memorizar para o dizermos o mais rápido que conseguíssemos. O desafio não ficou por aqui, cada um de nós levou o trava-línguas para casa com o objetivo de desafiarmos as nossas famílias! Quem será que foi o mais rápido?

Caracterizámos o nosso trava-línguas, desenhando e colorindo-o para lançarmos o desafio aos alunos da nossa escola – “Trava-línguas, atreve-te a dizê-los rápido!”

Música

Conhecemos os instrumentos da família dos metais, todos eles começados pela letra “t”: trompete, trombone, trompa e tuba.

Musi&Cultura

Falámos sobre a flauta de Tamboril e o Tamborileiro.

Educação Física

Jogámos ao rabo da raposa, ao toca e congela, água e fogo (com os números que já aprendemos em matemática) e realizámos atividades de cumprimento de regras.

Artes Visuais

Construímos marcadores em forma de monstros, como o Trollzarrão, e de tigres em origami para nos organizarmos em relação às páginas dos exercícios que levamos para trabalho de casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.