Domínio de Autonomia Curricular – Letra “p”
Data de implementação: de 2 a 6 de novembro de 2020 |
Português
Esta semana introduzimos a consoante “p” com a obra “O pássaro da alma” de Michal Snunit. À nossa primeira consoante, começámos por juntar as vogais, posteriormente, juntámos os ditongos… quando nos apercebemos já estávamos a ler algumas palavras e, no final da semana, já eramos capazes de construir e ler algumas frases! Uma vez que começámos a escrever frases, falámos sobre a utilização de um ponto final no final de uma frase. |
Matemática
Introduzimos os números pares e ímpares com o tradicional jogo, com os dedos das mãos: “Par ou ímpar?”. |
Estudo do Meio e Matemática
Falámos das posições e da localização de objetos ou de nós próprios em relação ao espaço ou a um ponto de referência. |
Dramática, Belas Artes, Cidadania e Português
Depois de ouvirmos a história “O pássaro da alma”, discutimos e partilhámos uns com os outros quais as gavetas que cada um de nós deve ou não deixar abertas/fechadas. Reparámos que o livro tem poucas ilustrações e que são pouco coloridas, assim acordámos em criar novas ilustrações para construirmos um painel para a parede da nossa escola. Imprimimos a história para juntarmos aos desenhos no nosso cartaz, no entanto algo aconteceu e todos os textos perderam as partes das palavras que começavam por: p; pa; pe; pu; po; poi; pou; põe… Tivemos de procurar todas estas palavras e escrever o que estava em falta! Para além disso, demos voz à história e gravámo-la para, juntamente com as ilustrações criadas, construirmos um filme. |
Educação Física
Reforçando o que aprendemos em matemática, fizemos jogos de par ou ímpar! |
Artes visuais
Partindo de um grande pintor, Pablo Picasso, realizámos dois trabalhos. No primeiro, trabalhámos a motricidade fina através de técnicas de pintura de um desenho para colorir com lápis de cor e/ou cera. No segundo, trabalhámos a criatividade e criámos a nossa própria obra, inspirados no artista plástico Picasso. |
Música
Vimos a peça “O Pedro e o Lobo” e trabalhámos os diversos instrumentos ouvidos. Os alunos puderam assim trabalhar a vertente musical mais pormenorizada e foram sensibilizados para as diferentes tonalidades que a música vai apresentando dependendo das circunstâncias da história. |
Musi&Cultura
Falámos sobre os pandeiros tradicionais de Trás-os-Montes e sobre as peles usadas para os construir. Aprendemos a canção “Ponha aqui o seu pézinho”. |
Instrumento
Fizemos uma visita à sala de bateria, onde assistimos à aula de instrumento de um dos nossos colegas. Nesta aula, descobrimos alguns elementos que constituem a bateria: os pratos e o pedal. Foi de partir a loiça toda! |