Domínio de Autonomia Curricular 6º ano – Cidades e comunidades sustentáveis; Ação contra a mudança global do clima
Novembro 2, 2020
Domínio de Autonomia Curricular – “Conviver em Sociedade”
Novembro 16, 2020

Domínio de Autonomia Curricular – Letra P

Domínio de Autonomia Curricular – Letra “p”

Data de implementação: de 2 a 6 de novembro de 2020
Português

Esta semana introduzimos a consoante “p” com a obra “O pássaro da alma” de Michal Snunit.

À nossa primeira consoante, começámos por juntar as vogais, posteriormente, juntámos os ditongos… quando nos apercebemos já estávamos a ler algumas palavras e, no final da semana, já eramos capazes de construir e ler algumas frases!

Uma vez que começámos a escrever frases, falámos sobre a utilização de um ponto final no final de uma frase.

Matemática

Introduzimos os números pares e ímpares com o tradicional jogo, com os dedos das mãos: “Par ou ímpar?”.

Estudo do Meio e Matemática

Falámos das posições e da localização de objetos ou de nós próprios em relação ao espaço ou a um ponto de referência.

Dramática, Belas Artes, Cidadania e Português

Depois de ouvirmos a história “O pássaro da alma”, discutimos e partilhámos uns com os outros quais as gavetas que cada um de nós deve ou não deixar abertas/fechadas.

Reparámos que o livro tem poucas ilustrações e que são pouco coloridas, assim acordámos em criar novas ilustrações para construirmos um painel para a parede da nossa escola.

Imprimimos a história para juntarmos aos desenhos no nosso cartaz, no entanto algo aconteceu e todos os textos perderam as partes das palavras que começavam por: p; pa; pe; pu; po; poi; pou; põe… Tivemos de procurar todas estas palavras e escrever o que estava em falta!

Para além disso, demos voz à história e gravámo-la para, juntamente com as ilustrações criadas, construirmos um filme.

https://www.youtube.com/watch?v=fLj6VJ97rdI&t=11s

Educação Física

Reforçando o que aprendemos em matemática, fizemos jogos de par ou ímpar!

Artes visuais

Partindo de um grande pintor, Pablo Picasso, realizámos dois trabalhos. No primeiro, trabalhámos a motricidade fina através de técnicas de pintura de um desenho para colorir com lápis de cor e/ou cera. No segundo, trabalhámos a criatividade e criámos a nossa própria obra, inspirados no artista plástico Picasso.

Música

Vimos a peça “O Pedro e o Lobo” e trabalhámos os diversos instrumentos ouvidos. Os alunos puderam assim trabalhar a vertente musical mais pormenorizada e foram sensibilizados para as diferentes tonalidades que a música vai apresentando dependendo das circunstâncias da história.

Musi&Cultura

Falámos sobre os pandeiros tradicionais de Trás-os-Montes e sobre as peles usadas para os construir. Aprendemos a canção “Ponha aqui o seu pézinho”.

Instrumento 

Fizemos uma visita à sala de bateria, onde assistimos à aula de instrumento de um dos nossos colegas. Nesta aula, descobrimos alguns elementos que constituem a bateria: os pratos e o pedal. Foi de partir a loiça toda!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.