Domínio de Autonomia Curricular – Cidades e comunidades sustentáveis; Ação contra a mudança global do clima

Domínio de Autonomia Curricular ” À volta do meu país”
Outubro 28, 2020
Domínio de Autonomia Curricular 6º ano – Cidades e comunidades sustentáveis; Ação contra a mudança global do clima
Novembro 2, 2020

Domínio de Autonomia Curricular – Cidades e comunidades sustentáveis; Ação contra a mudança global do clima

Este ano o 2º ciclo organiza o seu trabalho em torno dos 17 objetivos traçados pela ONU para a sustentabilidade e que visam, através das 169 metas definidas,   a construção de um mundo mais justo, próspero, sustentável e igualitário até 2030.

Estes objetivos foram traçados dentro de uma perspectiva universal refletindo as aspirações de diversas nações do mundo, tendo em vista a construção de um mundo com equilíbrio ambiental e social. Estes objetivos visam acabar com a pobreza e a fome mundial, construir um mundo mais pacífico, reduzir as desigualdades, promover os direitos humanos e proteger o planeta e seus recursos naturais.

No mês de setembro o 2º ciclo elegeu dois destes dezassete objetivos:

Objetivo 11: Cidades e comunidades sustentáveis

Objetivo 13: ação contra a mudança global do clima

 

Em relação ao objetivo 11, há a preocupação de garantir o acesso de todos à habitação bem como o acesso aos serviços básicos. Pretende-se ainda proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, proteger e salvaguardar o património cultural e natural do mundo, reduzir o número de mortes e o número de pessoas afetadas por catástrofes, reduzir o impacto ambiental negativo e apoiar as construções sustentáveis.

Quanto ao objetivo 13, pretende-se reforçar a capacidade de adaptação a riscos relacionados com o clima e as catástrofes naturais, melhorar a educação, aumentar a consciencialização sobre o planeta onde vivemos e promover mecanismos para uma gestão eficaz no que respeita às alterações climáticas.

Nas várias disciplinas estes objetivos foram trabalhados e desenvolvidos de forma a que os nossos alunos tomem consciência sobre a necessidade, cada vez maior e mais urgente,  de vivermos num Mundo melhor.

5º ano

 Português – Trabalharam-se e analisaram-se as características do texto informativo. Redação de um texto informativo sobre comportamentos negativos do ser humano no meio ambiente.

HGP– Reprodução do modo de vida dos povos recolectores em maquetes utilizando formas geométricas.

Inglês– Através da história e da canção “The country mouse and the city mouse”, os alunos analisaram as diferenças entre o campo e a cidade a nível das vantagens e desvantagens de cada um deles.

Matemática- Abordagem e revisão sobre os sólidos geométricos relacionando as suas propriedades com elementos e estruturas da natureza criadas pelo ser humano (em articulação com HGP).

Ciências – Pesquisa e discussão em grupo sobre o impacto que o ser humano tem na natureza e de que formas a poluição e a má gestão de recursos naturais afetam todo o planeta. Elaboração de cartazes com imagens e textos alusivos ao tema.

Educação Visual – Realização de um trabalho para identificação e decoração das capas individuais com recortes de jornais. Realização de vários esboços de letras para o próprio nome e escolha de um para recortar nas folhas de jornal. Recorte da silhueta de um instrumento musical  e, para concluir, a decoração da capa individual, cada aluno colou todos os recortes na sua própria capa, acrescentando uma faixa com uma frase/atitude/comportamento sobre a preservação do ambiente.

Cidadania e Desenvolvimento- Foi feito um brainstorming sobre comportamentos nocivos ao meio ambiente que todos realizamos de forma consciente ou inconsciente. Sobre este tema foram feitas frases que foram utilizadas num texto informativo na disciplina de português.

Oficina Criativa – Os alunos do 5º e 6º anos trabalharam em parceria com tarefas definidas para cada ano. O objetivo final foi realizar um tabuleiro do Jogo da Glória da Sustentabilidade. Ao 5º ano coube ilustrar os quadrados do jogo e escolher o título do jogo.

Oficina de Música – Os alunos gravaram sons da cidade para posterior análise.

Formação Musical- Pesquisa sobre castros / aldeias de hoje – evolução dos instrumentos.

Piano- Gravação sons cidade /campo.

Violino- Gravação sons cidade /campo.

Saxofone- Gravação sons cidade /campo.

Flauta- Gravação sons cidade /campo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.