Este ano o 2º ciclo organiza o seu trabalho em torno dos 17 objetivos traçados pela ONU para a sustentabilidade e que visam, através das 169 metas definidas, a construção de um mundo mais justo, próspero, sustentável e igualitário até 2030.
Estes objetivos foram traçados dentro de uma perspectiva universal refletindo as aspirações de diversas nações do mundo, tendo em vista a construção de um mundo com equilíbrio ambiental e social. Estes objetivos visam acabar com a pobreza e a fome mundial, construir um mundo mais pacífico, reduzir as desigualdades, promover os direitos humanos e proteger o planeta e seus recursos naturais.
No mês de setembro o 2º ciclo elegeu dois destes dezassete objetivos:
Objetivo 11: Cidades e comunidades sustentáveis
Objetivo 13: ação contra a mudança global do clima
Em relação ao objetivo 11, há a preocupação de garantir o acesso de todos à habitação bem como o acesso aos serviços básicos. Pretende-se ainda proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, proteger e salvaguardar o património cultural e natural do mundo, reduzir o número de mortes e o número de pessoas afetadas por catástrofes, reduzir o impacto ambiental negativo e apoiar as construções sustentáveis.
Quanto ao objetivo 13, pretende-se reforçar a capacidade de adaptação a riscos relacionados com o clima e as catástrofes naturais, melhorar a educação, aumentar a consciencialização sobre o planeta onde vivemos e promover mecanismos para uma gestão eficaz no que respeita às alterações climáticas.
Nas várias disciplinas estes objetivos foram trabalhados e desenvolvidos de forma a que os nossos alunos tomem consciência sobre a necessidade, cada vez maior e mais urgente, de vivermos num Mundo melhor.
6º ano
Português –– Trabalho sobre as caraterísticas do texto publicitário e realização de um cartaz publicitário onde se destacaram, no texto informativo, as vantagens dos meios de transporte do séc. XIX e atuais.
HGP – Pesquisa realizada sobre os meios de transporte existentes na 2ª metade do séc. XIX e os que existem atualmente.
Inglês– Através da história “The country mouse and the city mouse”, os alunos analisaram as diferenças entre o campo e a cidade a nível das vantagens e desvantagens de cada um deles.
Matemática- Construção de transportes utilizando sólidos geométricos (articulando com os conteúdos de HGP).
Ciências Naturais – Elaboração de questões para um jogo sobre sustentabilidade.
Educação Visual – Construção de guitarras com materiais recicláveis com base na silhueta de uma guitarra que os alunos reproduziram e recortaram numa base de cartão. Para a decoração recorreu-se à utilização de materiais diversos como lã e restos de cartolina e outros papéis (por exemplo: para representar as cordas do instrumento). Ilustração e criação de uma mensagem alusiva ao tema da “Sustentabilidade”. O trabalho ficou concluído após a colagem da ilustração e mensagem na silhueta da guitarra feita com o cartão.
Cidadania e Desenvolvimento – Pesquisa sobre a sustentabilidade e elaboração de questões para o jogo que criaram em oficina criativa.
Oficina Criativa – Os alunos do 5º e 6º anos trabalharam em parceria com tarefas definidas para cada ano. O objetivo final foi realizar um tabuleiro do Jogo da Glória da Sustentabilidade. Ao 5º ano coube ilustrar os quadrados do jogo (tal como o 6º ano) e escolher o título do jogo.
Formação Musical- Pesquisa sobre castros / aldeias de hoje – evolução dos instrumentos.
Piano- Gravação sons cidade /campo.
Violino- Gravação sons cidade /campo.
Saxofone- Gravação sons cidade /campo.
Flauta- Gravação sons cidade /campo.