Plano de contingência COVID 19 – Coronavirus versão 1.5 – 23 de outubro
Outubro 23, 2020
Domínio de Autonomia Curricular : Letra E
Outubro 26, 2020

Domínio de Autonomia Curricular : O nosso corpo

Vitória, Vitória… começou a História… O DAC partiu da leitura da história: “O Gigante Egoísta”; contudo, foram surgindo outras propostas de leitura. Quer por outros professores, como a história “Skeleton hiccups”, quer pelos alunos, como a história: “O sonho do cientista louco e do esqueleto que queria ser Becas”

Durante o decorrer do DAC falámos de valores morais como: aceitação, respeito, inclusão…E abordámos um dos 17 Objetivos de desenvolvimento sustentável (ONU): Boa saúde e bem-estar.

Em Educação para a Cidadania trabalhámos a Saúde no dia Mundial da alimentação e a Educação ambiental, com a reutilização de materiais.

Na aula de Português ouvimos e fizemos o reconto oral das histórias supracitadas e lemos e interpretámos os textos: “O esqueleto inquieto”, “A magia” e a “A Alice”. Revimos os vários tipos de texto, com recurso a vários “corpos”/ planificações de textos: Narrativo;  Notícia; Dialogal e BD. Escrevemos e apresentámos um texto narrativo intitulado “O violino que gostava de ser menino”.

Em Estudo do Meio observámos vários Raios -X e identificámos os ossos do esqueleto humano. Fizemos experiências com ossos de galinha. Vimos a animação dos ossos e dos músculos e os vídeos da coleção “Era uma vez a vida”. Abordámos a pele e as suas funções. Visualizámos a história de Louis Braille e observámos vídeos de pessoas a lerem em Braille.

Na Matemática com o número de ossos fizemos a revisão das multiplicações. Com o número de músculos revimos a divisão. Iniciámos o estudo do milhão a partir da pele. E resolvemos situações problemáticas envolvendo os temas em estudo.

Em Inglês construímos monstros adicionando ou suprimindo “body parts” e escrevemos a sua descrição física.

Nas Artes Visuais criámos um esqueleto, utilizando materiais reciclados.

Em Expressão dramática/ Teatro dramatizámos a peça de teatro “O esqueleto”.

Nas Belas Artes desenhámos e pintámos o cenário para a peça de teatro.

Na aula de Educação Física falámos sobre o sistema muscular e tivemos uma pequena apresentação à cerca do funcionamento deste sistema e a sua importância para o movimento. Utilizando o nosso amigo esqueleto “Artur” percebemos quais os grupos musculares responsáveis pelo movimento nos membros inferiores e superiores.

Em Mus&Cultura relembrámos rezas e benzeduras: canção: Senhora do leite (protetora das mães).

Instrumento: Fizemos a comparação do corpo humano Vs “corpo” do violino. E o professor de guitarra Luís Roldão fez a comparação do corpo humano Vs “corpo” da guitarra.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.