Domínio de Autonomia Curricular – Letra U
Outubro 7, 2020
Assistente Educativa – Funções de Portaria
Outubro 15, 2020

Domínio de Autonomia Curricular – Letra O

Síntese: Domínio de Autonomia Curricular – letra o

Nesta semana aprendemos a letra “o”! Vamos ter que ficar bastante atentos, esta letra tem quatro sons diferentes! A nova letra andou connosco por todo o lado, pois conseguimos descobrir algo novo em todas as disciplinas, desta semana, que começasse pela letra “o”.

Data de implementação: de 6 a 9 de outubro de 2020
Português

Esta semana introduzimos a letra “o” com a Olga, a personagem da nossa história – “O Ponto” de Peter H. Reynolds.

Ao contrário do “i” e do “u”, reparámos que o “o”, às vezes, é um pouco maroto! Por exemplo, na palavra “tio” faz-se passar por “u”! Assim, descobrimos que esta letra pode ter quatro sons diferentes! 

Para além disso, aprendemos dois ditongos novos: “oi” e “ou”!

Descobrimos que existe uma ordem quando começamos a escrever, seja no quadro, numa folha ou no nosso caderno! Começamos sempre da esquerda para a direita e não pelo meio ou fim da folha!

Matemática

Na matemática descobrimos que podemos ordenar os números: ora seja por ordem crescente (do menor para o maior), ora por ordem decrescente (do maior para o menor)! Para isso relembrámos os símbolos matemáticos já aprendidos: < e >.

Também descobrimos que o ditongo “oi” está no número dois!

Estudo do Meio

O “o” anda por todo o lado, até nos conteúdos de Estudo do Meio! Falámos sobre a estação do ano, na qual nos encontramos – o Outono! 

Falámos também dos diferentes tipos de objetos, principalmente dos que utilizamos na sala de aula. Fizemos uma atividade de organização de diferentes tipos de objetos, destacando aqueles que precisamos no nosso dia-a-dia na escola.

Cidadania e Belas Artes

Por vezes, quando recebemos uma proposta de trabalho, muitos de nós colocamo-nos no papel da Olga, a protagonista da nossa história, e dizemos que não conseguimos fazer… Assim, esta semana aprendemos a valorizarmo-nos mais, a sentir orgulho em nós próprios e, acima de tudo, que somos sempre capazes de fazer seja o que for! Conseguimos da nossa maneira única de ser e, se não correr como esperávamos, podemos sempre melhorar! Assim, construímos o nosso próprio ponto que será exposto na porta da nossa sala!

Inglês

Ouvimos a mesma história que em Português, mas na sua versão original, em inglês – “The Dot”.  Pintámos pontos grandes e pequenos de várias cores, mas não foi de qualquer forma, recebemos uma ordem para os pintar (por exemplo, ponto grande de amarelo).

Artes Visuais

Aprendemos a técnica do pontilhismo e com um palito enchemos a letra “o” de pontos, utilizando as cores características do Outono!

Educação Física

Parece que não existe só uma forma de ordenar ou organizar os números na Matemática ou no estudo do Meio, também em Educação Física aprendemos formas de nos organizarmos enquanto turma – fila, circulo, meia lua, linha…

Instrumento

Falámos sobre Orquestras e descobrimos que esta é composta por imensos músicos e instrumentos diferentes! Para além disso, vimos que numa orquestra há muitos instrumentos que têm o “o” no seu nome – o Oboé, por exemplo, para além de começar pela letra “o” tem um “o” que tem o som de “u”. No final, construímos a nossa própria orquestra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.