Horários Ensino Vocacional de Música – 3º ciclo e Secundário – 2020/21
Setembro 16, 2020
Dia Mundial da Música
Outubro 1, 2020

Domínio de Autonomia Curricular – Letra i

Nesta semana iniciámos a etapa que tanto ansiávamos… começámos a descobrir as letras e os seus sons!

 

Data de implementação: de 21 a 25 de setembro de 2020

Português

Esta semana introduzimos a letra “i” com o Igor, “O incrível rapaz que comia livros” de Oliver Jeffers. Descobrimos que conhecemos muitas palavras que começam e têm a letra “i”, inclusive os nossos nomes!

Matemática

Aprendemos noções de igualdade (…tanto como…) e, posteriormente, de inferioridade (…menos do que…) e maioria (…mais do que…). Explorámos ainda os símbolos matemáticos: =; < e > com a ajuda de dois amigos: do Igor que passou a comer números em vez de livros e do jacaré que devorava números.

Descobrimos qual o colega da turma que tinha mais/menos i’s nos nomes e quais os que tinham igual número de i’s.

Estudo do Meio e Inglês

Trabalhámos a nossa identificação pessoal (nome próprio, apelido, idade e data de nascimento, sexo feminino ou masculino, o que gostamos e o que menos gostamos, …) o que nos ajudou a conhecermo-nos melhor enquanto colegas.

Belas Artes

Explorámos a figura do “i” (manuscrito: maiúsculo e minúsculo) e demos asas à imaginação para desenharmos um I incrível!

Artes Visuais

Construímos um idiofone (castanhola) e personalizámo-lo com o nosso instrumento musical preferido, assim como as diferentes formas da letra “i” que aprendemos.

Expressão Dramática

Pusemos a nossa imaginação e expressividade à prova e criámos “O/A rapaz/rapariga incrível que…” e apresentámos aos nossos colegas.

Educação Física

Fizemos mais uma ação que começava pela letra “i”, mas desta vez foram jogos de imitação.

Música

Descobrimos a identidade dos instrumentos musicais, aprendendo como se agrupam em famílias de instrumentos.

Musi&Cultura

Ficamos a saber o que são idiofones tradicionais portugueses e tivemos oportunidade de ver alguns vídeos de pessoas a tocá-los, de Norte a Sul de Portugal.

Instrumentos

Vimos a história da mitologia grega “O Ícaro” e apreciámos a respetiva peça de Carlos Gutkin tocada ao som de uma guitarra clássica. Depois, imaginámos como seria o minotauro e o Ícaro com as suas asas feitas de penas e cera de abelhas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.