2º ciclo – Domínio de Autonomia Curricular 6º ano-“ Sabias que…?”
Fevereiro 16, 2020
1º ano Academia Luisa Todi
Eu escolho a Academia para o 1º Ano!
Março 5, 2020

Domínio de Autonomia Curricular – 3º ano Multiculturalidade

Português – Começámos por ouvir a história “Meninos e meninas do Mundo”, fizemos o reconto oral e a ilustração. Lemos e interpretámos o texto “De volta à Terra” e abordámos os advérbios de afirmação e de negação. Ouvimos a história de Malala, lemos o livro “O lápis mágico” e lemos a biografia de Malala. Ouvimos a história “Porque somos de cores diferentes”. E construímos acrósticos sobre a multiculturalidade.

Estudo do Meio – No decorrer do DAC foram vários os familiares que vieram à nossa sala apresentar a sua cultura. Tivemos a apresentação das seguintes culturas: brasileira, grega, indiana, angolana, moçambicana, francesa e espanhola.
Na cultura Brasileira estudámos a bandeira, ouvimos o hino, localizámos o Brasil no mapa mundo, observámos paisagens, ouvimos histórias, vimos arquitetura parecida com a que existe em Portugal, “demos” mergulhos em cascatas, “dançámos” em festas parecidas com as tradicionais portuguesas, vimos índios e deliciámo-nos com a gastronomia. Comemos bolo de fubá, goiabada, doce de leite, paçoca, pão de queijo, canjica de milho e mané pelado.
Na cultura francesa “encontrámos” alguns familiares nossos que emigraram nos anos 60/10, ouvimos o hino francês “La Marsellaise”, aprendemos curiosidades sobre a bandeira, identificámos o lema de França- “Liberté, égalité, fraternité” e muitas outras curiosidades.
Na Grécia aprendemos factos sobre a Grécia antiga e a moderna, descobrimos que a Grécia tem muitas ilhas, mas nem todas são habitadas, vimos a bandeira, ouvimos o hino e dançámos ao som de uma música tradicional grega.
Na cultura indiana vimos a bandeira, cheirámos especiarias, observámos e mexemos em várias roupas coloridas – panjabi, sari e acessórios – bindi. E fizemos pinturas com henna nas mãos.
Na cultura angolana conhecemos a bandeira, ouvimos o hino, descobrimos instrumentos musicais, vimos escolas diferentes, danças, roupas coloridas e deliciámo-nos com paracuca.
Em Espanha “cumprimentámos” os reis, conhecemos um pouco da história do país e das ligações com Portugal, descobrimos costumes e tradições, trajes típicos, danças, aprendemos castellano e deliciámo-nos com Catalana.
Na cultura moçambicana conhecemos a história do país, a bandeira, o hino, costumes, tradições e artistas moçambicanos.
Falámos de migração e vimos o vídeo “ E se fosse eu. Fazer a mochila e partir”.
E apresentámos cartazes sobre diferentes culturas.

Matemática – Fizemos a viagem pela centena de milhar e pelos múltiplos.

Inglês – Estudámos a cultura Inglesa- bandeira, família real e símbolos e construímos, em grupo, construímos cartazes.

Educação Artística – Artes visuais – Fizemos dois trabalhos de modelagem. Primeiramente manipulámos plasticina e posteriormente pasta de moldar. Com a plasticina construímos pessoas e com a pasta de moldar fizemos só cabeças. Ambos os trabalhos tinham características físicas que ajudavam a identificar a nacionalidade de cada um.

Expressão Dramática/teatro – Apresentámos as mochilas feitas em casa e de acordo com o “E se fosse eu. Fazer a mochila e partir”. Trouxemos de casa uma mochila com o que é essencial e importante para cada um de nós, caso tivéssemos de migrar agora.

Educação Física – Aprendemos e divertimo-nos com danças africanas (Morna, Funaná…)

Música – Trabalhámos a canções oriunda do Brasil (“Samba-Lelê”) e da Índia (“Descoberta da Índia”).

Mus&cultura – Fizemos uma Viagem musical por algumas tradições musicais de Países Europeus como: Espanha, França, Escócia, Irlanda…

Instrumento – A professora Margarida Quítalo, de flauta e o professor de guitarra Nuno Santos presentaram-nos com três músicas do Brasil.
Dois alunos de flauta apresentaram-nos músicas do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.