Autonomia e Flexibilidade Curricular
2º ciclo – Domínio de Autonomia Curricular
5º ano-“Dizer mais com menos”
Presentes, presentes, presentes… e o Pai Natal, claro!
Mas afinal, o Natal é muito mais do que isso e é fundamental perceber o verdadeiro espírito da quadra.
O 2º ciclo desenvolveu várias atividades Natalícias desde as decorações festivas, à elaboração de postais, às músicas, às tradições e outros rituais que fazem parte desta quadra. Mas, essencialmente, a quadra foi dedicada à reflexão e à interiorização de valores com base nos direitos que todos os seres humanos têm mas, muitas vezes, pouco respeitados porque, numa quadra onde se dizem muitas palavras, há por vezes poucos sentimentos e poucas ações.
Sabemos agora que:
-Não basta dizer. É preciso sentir. É preciso agir.
-Pode-se dizer mais com menos!
5º ano
Português – Tipologias textuais: carta e envelope. Leitura integral da obra “A Viúva e o Papagaio” e realização do guião de leitura. Escrita de uma carta sobre as tradições de Natal das suas famílias e envio das mesmas pelo correio.
História –”Os Romanos Península Ibérica”, com especial enfoque no cristianismo/era cristã e na conversão das datas em séculos.
Inglês- Direitos humanos e exploração das letras das canções “We are the world” e “Heal the world”. Execução vocal das mesmas.
Ciências Naturais – Discussão sobre a importância da preservação da biodoversidade animal analisando algumas situações da atualidade em que as ações humanas condicionam essa mesma biodiversidade.
Educação Visual – Elaboração da prenda de Natal com decoração de um prato com a técnica do guardanapo de papel. Elaboração de um envelope como embrulho, também decorado por cada aluno com técnicas de desenho e pintura com materiais riscadores.
Cidadania e Desenvolvimento- Analise e discussão dos trabalhos realizados sobre a Declaração dos Direitos dos Animais.
Oficina Criativa – Construção de uma árvore de natal com latas de leite para bebé.
Oficina Criativa – Elaboração de quadras alusivas ao natal e a respetiva música.
Piano e Saxofone –Uma aluna do 5º ano e o irmão tocaram o “Jingle Bells” (de James Lord Pierpont) a piano e saxofone na gala de Natal da comunidade sénior e na audição de turma como extra ao programa.
Guitarra e Flauta- Guitarra e Flauta- Execução das peças “Jingles Bells” e “Boas Festas” (tradicional).
Violino- O Ensemble de Cordas Infantil tocou “Aura Lee”, “Jingle Bells” e “Silent Night.