Domínio de Autonomia Curricular 5º ano-“A galinha da vizinha é melhor que a minha?”
Dezembro 14, 2019
Domínio de Autonomia Curricular 2 ano – Os hábitos de vida saudável
Janeiro 3, 2020

Domínio de Autonomia Curricular – 6º ano-“Há aparências que não iludem”.

Foi o povo quem fez dos provérbios uma forma sábia de transmitir  hábitos  e  costumes, refletindo experiências de vida, aconselhando, criticando e proibindo, embora muitos deles tenham tido uma origem erudita. O uso metafórico da linguagem, jogando com o humor, com a ironia, com os jogos de ideias e com o sentido duplo das palavras, faz dos provérbios uma fonte de conhecimento dos valores éticos, estéticos e sociais de um povo.

 

O 6º ano dedicou-se ao estudo da publicidade onde muitas vezes as aparências iludem. Tentando ver o que está por detrás dela, tomou consciência de que temos de estar elucidados para sermos consumidores responsáveis e, assim, tornar verdadeira a frase de que “há aparências que não nos iludem”.

6º ano

Português – Trabalho sobre a publicidade (comercial e institucional) com a realização de cartazes publicitários, onde se aplicaram conhecimentos adquiridos sobre o Sistema Digestivo, na disciplina de Ciências Naturais e sobre Isometrias, na disciplina de Matemática.

História – Pequena viagem ” O Estado Novo (1933-1974)”, destacando-se a forma como os meios de comunicação foram utilizados pelos regimes autoritários na Europa e, particularmente, em Portugal. Análise, da propaganda do Estado Novo realizada através dos Cartazes “A Lição de Salazar”, compreendendo a  forma como o regime salazarista publicitava a sua obra.

 Inglês Leitura e análise dos direitos dos consumidores. Ilustração dos mesmos.

Matemática- Aplicação de isometrias (reflexão axial, reflexão central, rotação e simetrias) na elaboração de cartazes sobre promoção da saúde do sistema digestivo.

Ciências Naturais – Realização de cartazes sobre a promoção da saúde do sistema digestivo.

Educação Visual – Estudo da cor e do discurso gráfico.

Educação Física –Realização de trabalhos ilustrativos da evolução dos logos de marcas para compreender a importância da publicidade no desenvolvimento do fenómeno desportivo.

Oficina Criativa – Realização de ilustrações com a técnica de pintura com lápis de cor para o concerto de Natal.

Cidadania e Desenvolvimento- Trabalho sobre o tema ” Literacia financeira e educação para o consumo”. Visionamento de alguns vídeos da plataforma “RTP-Ensina” relacionados com o tema. Recolha de informação através dos vídeos e de pesquisas. Com a informação recolhida foi feita a construção de um jogo de tabuleiro, com a definição das regras dos mesmos.

Guitarra – Execução da peça “Venham mais cinco” no âmbito do estudo do Estado Novo e da propaganda salazarista (músicos de intervenção).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.