Domínio de Autonomia Curricular 5º ano-“A galinha da vizinha é melhor que a minha?”

Domínio de Autonomia Curricular 4º ano – O Passado Nacional
Dezembro 2, 2019
Domínio de Autonomia Curricular – 6º ano-“Há aparências que não iludem”.
Dezembro 16, 2019

Domínio de Autonomia Curricular 5º ano-“A galinha da vizinha é melhor que a minha?”

Autonomia e Flexibilidade Curricular

2º ciclo – Domínio de Autonomia Curricular

5º ano-“A galinha da vizinha é melhor que a minha?

 

Foi o povo quem fez dos provérbios uma forma sábia de transmitir  hábitos  e  costumes, refletindo experiências de vida, aconselhando, criticando e proibindo, embora muitos deles tenham tido uma origem erudita. O uso metafórico da linguagem, jogando com o humor, com a ironia, com os jogos de ideias e com o sentido duplo das palavras, faz dos provérbios uma fonte de conhecimento dos valores éticos, estéticos e sociais de um povo.

Em diferentes perspetivas, os alunos do 2º ciclo dedicaram-se ao estudo dos ensinamentos dos provérbios.

O 5º ano dedicou-se ao estudo mais aprofundado dos animais, questionando vários saberes de uma sociedade onde frequentemente se fica a cobiçar a “galinha” dos outros.

O 6º ano dedicou-se ao estudo da publicidade onde muitas vezes as aparências iludem. Tentando ver o que está por detrás dela, tomou consciência de que temos de estar elucidados para sermos consumidores responsáveis e, assim, tornar verdadeira a frase de que “há aparências que não nos iludem”.

5º ano

Português – Pesquisa e análise do sentido de vários provérbios. Ilustração e publicação dos provérbios. Leitura e análise de algumas lendas do manual de português. Início da leitura integral da obra “A Viúva e o Papagaio”.

História – Importância de alguns animais que se destacaram no  apoio ao trabalho do Homem (o boi, a vaca, o cão, o gato, as ovelhas) e a importância  que tiveram ao longo dos séculos, para o Homem. Início do tema ” Os Romanos na Península Ibérica”.

Inglês– Leitura de artigos sobre as características de animais. Pesquisa e escrita de textos sobre animais.

Matemática- Realização de problemas com números naturais fazendo referência a situações com animais.

Ciências –Elaboração de trabalhos individuais sobre as características de animais (forma do corpo, revestimento, locomoção, regime alimentar e reprodução).

Educação Visual – Estudo de texturas e estruturas, relacionando-as com os animais.

Educação Física – Realização de uma prova de atletismo, onde os alunos foram separados em diferentes séries tendo-se apurado o primeiro classificado de cada uma delas para a final até chegar ao aluno mais rápido. Conhecimento da forma de organização de uma prova de velocidade e desenvolvimento desta capacidade física.

Cidadania e Desenvolvimento– Realização de cartazes sobre a Declaração Universal dos Direitos do Animal com a escolha de alguns artigos da declaração e elaboração de cartazes sobre esses artigos.

Formação Musical – O “Carnaval dos animais” – realização de um ditado rítmico.

Oficina Criativa – Realização de ilustrações com a técnica de pintura com lápis de cor para o concerto de Natal.

Guitarra- Execução da peça “Coucou” por um aluno da turma.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.