Português – Fizemos a leitura e interpretação da história “Monstro das cores” e conversámos sobre medos e sentimentos. Ouvimos uma história de Halloween “ Carlota Barbosa a bruxa medrosa” e escrita de um texto de Halloween.
Leitura e interpretação oral e escrita do poema “Felicidade”. Revisão dos adjetivos. O nosso colega Tomé Barão trouxe de casa o livro “Hoje sinto-me…”, para nos mostrar e falar de sentimentos.
Matemática – Através da história de Halloween abordámos as unidades de tempo e a tabuada do 9.
Estudo do Meio – Aliámos o tema do DAC ao nosso tema de cidadania e desenvolvimento – Educação Ambiental, vimos um power point, com imagens, para expressarmos o nosso sentimento e/ou reação. Por exemplo, vimos ilhas de lixo, tartarugas asfixiadas com plásticos etc.
Construímos um moral das emoções e sentimentos; e o pote das emoções e das boas ações.
A nossa colega Maria do Carmo fez um power point, em casa, sobre as emoções.
Inglês – Ouvimos a história “Winnie the witch” interpretámo-la e explorámos os sentimentos da Winnie e do Wilbur.
Artes Visuais – Desenhámos o que sentimos ao ouvir duas músicas tocadas pelo professor de guitarra, Nuno Santos. Criámos o jogo dos sacos – Fantasmas, e o jogo de bowling – monstros, com várias expressões faciais.
Expressão dramática – Dramatizámos ações expressando um sentimento. De olhos vendados tateámos um objeto e expressámos os nossos sentimentos e/ou reações. E jogámos o “Caminho dos segredos”, jogo para desenvolver competências sociais e emocionais.
Mus&cultura – Identificámos alguns sentimentos como alegria, tristeza, o amor e a inveja nas canções tradicionais.
Instrumentos – Ouvimos músicas renascentistas tocadas pela professora de piano, Mariana Costa e desenhámos o que sentimos durante a audição das mesmas.
A professora Margarida Quítalo veio à nossa sala falar de Agógica e de outros termos de expressividade musical.