Sistema digestivo
Estudo do meio – Começámos por ver o vídeo “Era uma vez a vida” e vários power points, para descobrirmos o sistema digestivo. Construímos o sistema digestivo com plasticina (como o nosso tema de educação para a cidadania é a educação ambiental reaproveitámos os sistemas feitos pela turma do 3º ano do ano passado e acrescentámos alguns pormenores)
Português – Lemos e interpretámos os textos: “Falta de alimentos” e “ Sebastião e a prova de vegetais”; consolidámos a translineação e revimos dos nomes. Escrevemos um texto a pares, intitulado: “E se não tivesses o que comer…”
Matemática – Com uma caixa de bombons recordámos a dezenas e centenas, bem como os números ordinais até ao centésimo.
Inglês – Aprendemos as partes do corpo – jogos, associação de imagem e vocabulário e rimas tradicionais.
Música – Canção “sistema digestivo”, escrita e composta pelo professor Marco Santos.
Expressão Dramática – Coreografia da canção sistema digestivo.
Sistema circulatório
Estudo do meio – Começámos por ver o do vídeo “Era uma vez a vida” e vários power points, para descobrirmos o sistema. Construímos o sistema circulatório com plasticina.
Português – Lemos e interpretámos o texto “ O sangue corria”; revimos os sinais de pontuação e realizámos exercício ortográfico.
Matemática – estimámos quantos litros de sangue temos e a partir daí abordámos o milhar e as frações.
Inglês – Aprendemos a descrição física, com desenho e descrição de monstros.
Música – entoámos a canção do “sistema circulatório”, escrita e composta pelo professor Marco Santos.
Expressão Dramática – Coreografia da canção sistema circulatório.
Educação física – Medimos a nossa pulsação /frequência cardíaca, em repouso e depois de exercício físico.
Instrumento – O professor Sérgio Caldeira falou-nos sobre a pulsação musical e mostrou-nos um metrónomo e para que serve.
Sistema Respiratório
Estudo do meio – Começámos por ver o vídeo “Era uma vez a vida” e vários power points, para descobrirmos o sistema respiratório.
Português – Lemos e interpretámos o texto “João Ar-puro”, abordámos a forma de frase e revimos os adjetivos qualificativos.
Matemática – Comemorámos o dia mundial da alimentação saudável e trouxemos de casa – embalagens, caixas, copos, latas vazias etc. maioritariamente de produtos alimentares. Assim trabalhámos os sólidos geométricos e revimos os polígonos. Depois de consolidados os conhecimentos fomos colocar os materiais de estudo no ecoponto (abordando assim o tema de cidadania: educação ambiental)
Artes visuais – Construímos um sistema respiratório com materiais reciclados.
Música – entoámos a canção do “sistema respiratório”, escrita e composta pelo professor Marco Santos.
Expressão dramática – expressámos cuidados a ter com o sistema respiratório e com os outros sistemas já estudados.
Educação física – Experienciámos as várias formas de respirar em esforço.
Instrumento – A professora Mariana Costa, ao piano, mostrou-nos diferentes frases musicais e a importância delas existirem.
Sistema excretor
Estudo do meio – Começámos por ver o vídeo “Era uma vez a vida”, diversos power points e imagens, para descobrirmos o sistema excretor.
Português – Lemos e interpretámos o texto “A gota com sede”, revimos a forma de frase e os adjetivos qualificativos.
Matemática – Introdução da tabuada do 7 com uma história inventada.
Música – entoámos a canção “sistema urinário”.
Sistema reprodutor
Estudo do meio – Começámos por ver o vídeo “Era uma vez a vida”, power points e ilustrações, para descobrirmos o sistema reprodutor.
Português – Ouvimos as histórias “Para onde foi o Zezinho” e “A mãe pôs um ovo” fizemos o reconto oral e a ilustração dos mesmos. Lemos e interpretámos o texto “ Como nasceram as zebras” e revimos o género e o número dos nomes.
Matemática – Revimos a multiplicação através da importância da reprodução.
Música – Cantámos a canção “sistema reprodutor”
Expressão dramática – Dramatizámos todos os sistemas aprendidos e cuidados a ter com os mesmos, de forma a que os colegas adivinhassem o que era.