As crianças não só devem estar cognitivamente aptas para aprender, como também emocionalmente disponíveis.
A maturidade para aprender não chega a todos ao mesmo tempo. Nestas idades, 12 meses ainda faz muita diferença no desenvolvimento cognitivo e emocional. Por isso, é importante ir avaliando os recursos cognitivos que a criança apresenta (no momento) e perceber a sua disponibilidade para os usar.
Aprender a ler e a escrever é um processo neurológico (descodificação dos sons), visual, auditivo, cognitivo e emocional na base.
O fator emocional é muitas vezes esquecido mas é muito importante! A disponibilidade para aprender é essencial. Ganhar gosto e coragem para crescer são dois fatores que precisam de ser estimulados.
Geralmente, as crianças tentam “adivinhar” as palavras. Umas vezes com maior pertinência, pois fazem-no baseando-se no tamanho e letras que as compõem. Por outro lado, noutras alturas fazem sugestões nas quais não imprimiram reflexão. Isto é normal.
Nesta fase é importante contrariar a vontade de ler rápido, como os crescidos, fazendo o processo “ao contrário”: separando palavras em sílabas menores e montando termos completos aos poucos.
Dica: Sugiro que lhes peçam que identifiquem as letras individuais e tentem sílabas, antes de ler a palavra inteira. Com esta estratégia, a criança deve ler um termo, marcando o som de cada letra individual, em vez de tentar interpretar tudo de uma só vez.
Nada de pânico!
A leitura é dividida em duas partes principais: a descodificação/leitura em si e a compreensão do seu significado.
É normal que eles não reconheçam/entendam o que está escrito logo de imediato, apesar de reproduzirem vocábulos muito aproximados em termos de som ao pretendido.
Por vezes, esta fase pode fazer com que os trabalhos de casa sejam muito cansativos, pela diversidade e quantidade de exercícios que cada ficha oferece:
Claro que todos temos dias em que estamos mais ou menos focados. No entanto, se repetidamente os trabalhos ficarem incompletos ou caso se verifique uma resistência/indisponibilidade para este tipo de tarefas, fale com o professor que está sempre ao dispor para ajudar a gerir a situação.
Aprender a português
Aprender matemática
Aprender a estudar
Mónica Santos, professora 1º ano, Academia Luisa Todí
Fontes:
“Os fantásticos: Guia para pais e encarregados de educação” – Gailivro
Baseado numa publicação da Dr.ª Vera Cunha