Domínio de Autonomia Curricular – Letra o
Novembro 12, 2019
2º ciclo – 6º ano Domínio de Autonomia Curricular “inVisíveis”
Novembro 17, 2019

2º ciclo – 5º ano Domínio de Autonomia Curricular “inVisíveis”

Nem tudo é visível. Há coisas que nos passam despercebidas. Há coisas que pela sua pequenez, distância ou imaterialidade nos escapam à vista. Há coisas escondidas e imperceptíveis aos mais desatentos. Mas essas mesmas coisas desconhecidas, misteriosas e abstratas, se nos causam algum medo, também nos fascinam.
Acreditando no pequeno príncipe quando disse que “o essencial é invisível aos olhos”, os alunos do 2º ciclo meteram mãos à obra e andaram a desvendar segredos e, através de um engenhoso trabalho, mergulharam num mundo desconhecido tentando desvendar os seus mistérios. Descobriram a importância das pequenas coisas, desde as mais ocultas às que só podem ser vistas além das aparências e que nos passam mais despercebidas e, muitas vezes, inVisíveis!
Com o seu trabalho deram-lhes a importância que elas merecem e o resultado foi bem Visível!

5º ano
Português – Exploração de fábulas e lendas, bem como as respetivas caraterísticas. Análise, no texto narrativo, dos tipos de narrador, tempo e espaço, com especial destaque à paráfrase. Estudo de sinónimos, antónimos, nomes e determinantes. Exercícios de oralidade. Pesquisa e elaboração de cartazes sobre a tradição portuguesa do “Pão por Deus”.
Inglês- Halloween – símbolos e tradições: vocabulário, construção de textos, elaboração e ilustração dos mesmos. Exploração da História “Room on the broom”. Exploração e execução vocal de canções de Halloween para o teatro apresentado na festa de Halloween.

Matemática- Pesquisa de imagens referentes a ilusões de ótica. Observação e discussão sobre a relação entre a ilusão de ótica e a geometria.

Ciências – Construção de animais alusivos ao Halloween.

Educação Visual – Decoração da entrada da escola.

Cidadania- Exploração do tema “Bem-estar animal”. Construção de um “animal solidário” para a recolha de bens a serem doados a uma organização cuidadora de animais abandonados.

Oficina Criativa – Construção de jogos de Halloween.

Oficina de Música – Efeitos sonoros. Construção de sons não convencionais com a reprodução de sons da floresta. Apresentação, do trabalho musical realizado, aos alunos do 1º ciclo.

Piano e Violino- Execução da peça “This is Halloween” com alunos de violino e piano do 5º e 6º anos. Apresentação da peça na festa de Halloween.

riBombando- Trabalho rítmico em torno das tradições “Pão por Deus” – bolinhos e bolinhós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.