Nem tudo é visível. Há coisas que nos passam despercebidas. Há coisas que pela sua pequenez, distância ou imaterialidade nos escapam à vista. Há coisas escondidas e imperceptíveis aos mais desatentos. Mas essas mesmas coisas desconhecidas, misteriosas e abstratas, se nos causam algum medo, também nos fascinam.
Acreditando no pequeno príncipe quando disse que “o essencial é invisível aos olhos”, os alunos do 2º ciclo meteram mãos à obra e andaram a desvendar segredos e, através de um engenhoso trabalho, mergulharam num mundo desconhecido tentando desvendar os seus mistérios. Descobriram a importância das pequenas coisas, desde as mais ocultas às que só podem ser vistas além das aparências e que nos passam mais despercebidas e, muitas vezes, inVisíveis!
Com o seu trabalho deram-lhes a importância que elas merecem e o resultado foi bem Visível!
6º ano
Português –Exploração das características do texto dramático com leitura e análise da obra “Os Piratas”. Oficina de escrita com a realização, em pequeno grupo, de pequenas peças de teatro para serem dramatizadas na Oficina Criativa e apresentadas na festa de Halloween.
Inglês- Halloween – símbolos e tradições: vocabulário, construção de textos, elaboração e ilustração dos mesmos. Exploração da História “Room on the broom”. Exploração e execução vocal de canções de Halloween para o teatro apresentado na festa de Halloween.
Ciências Naturais – Pesquisa sobre receitas com abóbora e elaboração de um livro de receitas.
Oficina Criativa – Pesquisa de cenários alusivos às peças de teatro escritos na disciplina de
Português e construção dos mesmos. Ensaios das peças de teatro para a festa de Halloween.
Oficina de Música – Efeitos sonoros. Construção de sons não convencionais com a reprodução de sons da floresta. Apresentação, do trabalho musical realizado, aos alunos do 1º ciclo.
Piano e Violino- Execução da peça “This is Halloween” com alunos de violino e piano do 5º e 6º anos. Apresentação da peça na festa de Halloween.
riBombando- Trabalho rítmico em torno das tradições “Pão por Deus” – bolinhos e bolinhós.