Autonomia e Flexibilidade Curricular
2º ciclo – Domínio de Autonomia Curricular
“Pensar o passado, viver o presente?”
“Pensar o presente, viver o futuro?”
Estas foram as problemáticas estudadas pelos alunos do 2º ciclo onde a reflexão sobre o passado, o presente e o futuro deram azo a variadíssimas atividades e oportunidades de aprendizagem.
Se é no passado que podemos avaliar os processos de progressão da civilização presente, há que interiorizar o presente para projetar o futuro. Temas como a evolução do ser humano, a comunicação e o ambiente, foram o centro da ação e o motivo para pesquisar, para analisar, para questionar criticamente, para avaliar e selecionar a informação, para formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas relacionadas com a liberdade, a autonomia, a responsabilidade e a consciência de si próprio e do mundo. Mas foi sobretudo a música o eixo principal e que, numa perspetiva criativa, uniu o passado ao presente e o presente ao futuro, transformando todos os dias em dias de Música!
5º ano
Português – Trabalho sobre o texto de dicionário e o texto de enciclopédia, verificando quais as diferenças entre os dois. Realização de atividades de análise e gramática.
HGP– Análise das “Primeiras Comunidades Recoletoras da Península Ibérica”, dando ênfase às manifestações artísticas, nomeadamente às gravuras e pinturas rupestres. Associação deste tema à temática trabalhada em Educação Visual de identificação individual da capa.
Inglês-Análise da canção “Musica makes me sing”. Execução vocal.
Matemática- Estudo da relação entre a geometria e a natureza.
Ciências – Pesquisa e discussão em grupo sobre energias renováveis e como estas são importantes para o meio ambiente.
Educação Visual – Trabalho sobre o tema da “Comunicação”, em articulação com HGP, para a realização da identificação da Capa Individual do Aluno, tendo como tema “Pinturas e gravuras rupestres”, salientando a forma e os códigos de comunicação. Ilustração com o nome e com figuras paleolíticas e/ou utensílios. Aplicação de algumas técnicas de desenho técnico, de desenho livre, criativo e de rigor. Identificação colorida, contorno com caneta de ponta fina preta e colagem na capa de elásticos dos alunos.
Educação Física– Realização de um circuito de ginástica no solo, aproximando o “solo” da ginástica ao estudo do “solo” em Ciências Naturais.
Oficina Criativa – Construção de Flautas de Pã ou Pan e Transversais, com uma pesquisa sobre o instrumento, a sua origem, os tipos de flautas que existem, os materiais que podem ser construídas e músicos. Visionamento de alguns vídeos sobre diferentes processos de construção de flautas. Construção, em grupo, de algumas flautas com materiais diversos, tais como: palhinhas de plástico, canos de pvc e canas de bambu. Experimentação das flautas construídas.
Oficina de Música – Interpretação de três peças renascentistas portuguesas, com a participação dos professores Joana Gomes no Violino, Nuno Santos na Guitarra e Marco Santos na Percussão.
Classe de Conjunto– Dinamização de uma “aula aberta”, com uma breve apresentação do instrumento e demonstração de como se torna interessante a conjugação de todos os naipes deste conjunto instrumental. Apresentação aos respetivos familiares presentes dessas melodias que os mesmos interpretaram, passando os alunos a desempenhar a função de “professor” e mais tarde de “público”.
Formação Musical- Apresentação do “Carnaval dos Animais”.
Violino- Participação nas peças renascentistas trabalhadas na Oficina de Música.
Guitarra- Participação nas peças renascentistas trabalhadas na Oficina de Música e apresentação da “evolução da guitarra”.
Piano- Apresentação da “evolução do piano” e do “piano preparado”.
Violino- Apresentação da “evolução do violino”.
Flauta- Apresentação da “evolução da flauta”.
Saxofone- Apresentação da “evolução do saxofone”.