Para alguns é só um regresso com o fim das férias, para outros é um novo espaço, uma nova etapa!
É já no dia 2 de setembro que as portas do Jardim de Infância da Academia Luísa Todi abrem para receber os seus pequenotes muito especiais!
As educadoras Mónica Santos, Ana Rita Abelho e Isabel Valente e as assistentes Emília Valério, Sandra Contumélias e Susana Reis, vão estar de braços abertos à espera de todos com algumas novidades que serão boas surpresas!
Estarão prontos para começar uma nova aventura?
A adaptação das crianças pode ser feita de forma gradual. Cada criança é única e especial e tem um ritmo próprio para se adaptar à nova rotina, até mesmo os que já nos conhecem! Será sempre um espaço diferente, um grupo com novas caras e é preciso tempo. Para alguns será preciso um colo ou uma atenção especial e para outros apenas um objeto que reconforta.
Nesta fase de adaptação, as reações são diferentes de uma criança para outra. Para algumas pode ser o choro, para outras a rejeição à alimentação, algumas insónias ou outras reações que decerto irão alterar a vida familiar nestes primeiros dias. Aos pais pedimos confiança e muita paciência!
Os pais também estarão em adaptação o que vai trazer alguma ansiedade!
A confiança na equipa da sala será essencial para que tudo se ultrapasse com normalidade. A comunicação também é muito importante! Não deixe dúvidas por esclarecer logo nos primeiros dias. Não espere pela reunião de pais, vá falando com a educadora sobre o que o incomoda e sobre o que fazer perante cada situação.
Oiça as sugestões e solicitações da educadora, estas serão para ajudar o seu filho e também as outras crianças!
O que os pais podem fazer para ajudar a criança nesta fase?
Quando a criança se sente segura consegue surpreender-nos e a adaptação é mais rápida. Esta segurança é transmitida pelo trabalho em equipa entre os pais e as educadoras.
Para os primeiros dias leve na mochila do seu filho:
Neste inicio de ano, a equipa da sala também vai ter uns dias muito intensos, pois será a altura de adaptação. E é natural que possam haver trocas ou confusões! Tenha alguma paciência e ajude-nos identificando todos os objetos do seu filho. Será uma grande ajuda se escrever os recados importantes e entregar à educadora ou deixar bilhetes na mochila.
Obrigada pela ajuda
Até já!
Vera Afonso