A entrada para a Creche significa para muitas crianças a primeira separação dos pais e para muitos pais a primeira separação dos filhos! Os pais confrontam-se com a necessidade de repartir a responsabilidade de educar e cuidar dos seus bebés com pessoas que mal conhecem!
Existem receitas para ajudar neste momento de ansiedade para todos mas não serão milagrosas até porque cada criança é única e especial e o que resulta para uma pode não resultar para outra.
Criança segura a mão da educadora
A adaptação das crianças pode ser feita gradualmente. PODE porque não será uma regra para todos uma vez que o que funciona bem para uma criança ou família pode não funcionar para outra. Uma certeza que tenho é que quanto mais pequeno for o bebé mais fácil será para ele a adaptação e mais difícil para os pais! É importante sobretudo adaptar a equipa aos ritmos e rotinas do bebé, aos seus gostos e necessidades e para isso um período de tempo reduzido em que os pais possam estar com a equipa pode facilitar. Converse com a educadora sobre o que devem fazer nos primeiros dias, ela vai ajudar!
Quanto tempo dura a adaptação? Não sei! Depende da criança, da família e da dinâmica com a equipa. Mais uma vez posso afirmar que a ansiedade dos pais pode dificultar a duração da adaptação, por isso aqui a receita milagrosa será a relação de confiança entre a família e a equipa! Acreditem que as pessoas que trabalham na Creche estão lá por gosto, por vocação e têm experiência profissional acumulada que lhes dá alguma confiança no sucesso deste processo, mais ou menos rápido. Confie na equipa e no que lhe for sugerido!
Criança explora uma historia
Os pais vão estar ansiosos com toda a certeza! É o seu maior tesouro que vão entregar nas mãos de pessoas estranhas. Conversem com a equipa, troquem informações, se acharem melhor escrevam recados! É importante que no primeiro contacto exista uma troca de informações sobre a criança: o seu desenvolvimento geral, hábitos alimentares e de sono, aspetos de saúde, o que gosta, como se consola, tudo o que acharem importante.
A equipa também vai estar em aprendizagem! Vão conhecer cada uma das crianças, e também vão levar o seu tempo de adaptação mas com calma e segurança, que decerto vão transmitir aos pais, e o processo vai ser positivo! Partilhe inseguranças com a educadora, coloque questões, oiça o que ela tem para lhe dizer e experimente as sugestões.
Educadora dá segurança às crianças
Sim vai haver choro dos bebés e dos pais! A separação dói a todos. Os pequeninos não reconhecem a forma de cuidar, os maiores não reconhecem o espaço, os adultos e as outras crianças que passam a partilhar com eles esta nova forma de vida! Mas é bom! Sim, chorar é saudável, é sinal de crianças que reagem, que sabem demonstrar os seus sentimentos e que sabem usar o choro para conseguir transmitir o que querem e o que precisam. A equipa da Creche sabe ouvir chorar mas também sabe dar colo, atender, cuidar, satisfazer as necessidades básicas e fazer rir, e distrair! Se ainda assim não conseguir acalmar o choro, também sabe telefonar e pedir ajuda aos pais!
Bebé dorme com o seu ursinho
Para começar, leve para a Creche:
Vera Afonso
Crianças brincam na Creche
2 Comentários
A minha filha (8m)entrou para o berçário esta semana.. E não come nada na escola.. Já não sei o que fazer… 🙁
A minha filha entrou para a creche com 10 meses e estava a adaptar-se bem, apanhou virose e quando voltou a creche 10 dias depois voltou a chorar. O que posso fazer?