Concerto Final de Ano ´19 – Contrastes
Junho 16, 2019
Workshop “Vou para o primeiro ano, e agora?”
Junho 23, 2019

2º ciclo – Domínio de Autonomia Curricular – Ao Contrário

E se de repente tudo fosse ao contrário? Foi este o desafio lançado às turmas do 2º ciclo no último Dac do ano.

“Ao Contrário” esteve intimamente ligado ao tema integrador “Contrastes” e foi o mote para as inúmeras atividades desenvolvidas. “Ao Contrário” levou-nos a sair de nós próprios, a sentir pelo outro, a refletir sobre o que nos rodeia, a estar no lugar de outros, a pensar criticamente perante as situações e a agir criativamente resolvendo os vários desafios.

As diferenças, as incompatibilidades, as resistências, as adversidades, os inversos e os opostos foram trazidos para as aulas e transformados em saber. Afinal há diferenças e oposições que nos despertam a curiosidade e nos levam a acreditar que os contrastes e as diferenças profundas entre coisas ou pessoas podem ser muito positivas se contribuírem para a diversidade, numa perspetiva de liberdade, de responsabilidade e de participação.

Ao contrário do que se possa pensar, nada foi ao contrário porque as aprendizagens entraram em ação!

5º ano – Ao Contrário

Português – Os alunos trabalharam o texto publicitário comercial e institucional, com o objetivo de realizar cartazes institucionais relacionados com a Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Cidadania e Desenvolvimento – Análise da Declaração Universal dos Direitos da Criança escolha de três princípios que foram ilustrados em cartazes de publicidade institucional na disciplina de Oficina Criativa.

Inglês – Preenchimento de espaços da letra da música dos Queen “Is this the world we created?” através da audição. Exploração da letra da música e verificação do vocabulário novo/desconhecido. Interpretação do sentido da letra da música em articulação com a disciplina de Português. Execução vocal da música.

Oficina Criativa – Realização de cartazes de publicidade institucional com as regras específicas de construção de cartazes alusivos à Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Educação Visual – Construção de painel tipo mosaico com texturas artificiais, naturais e visuais, com a construção de polígonos à escolha (triângulos ou hexágonos) inseridos em circunferências. Recorte dos polígonos e pesquisa e recolha de imagens (jornais, revistas, folhetos, internet, etc) com texturas diversas que se enquadrem nas artificiais, naturais e visuais. Montagem das imagens das texturas de forma a parecer um mosaico colado numa base de cartolina.

Formação Musical – Os alunos lecionaram uma unidade –  “Aula ao Contrário”.

Violino – Troca de instrumentos entre alunos.

Flauta – Apresentação do retrógrado da música para duas flautas pelos alunos, tendo em conta  o som, a respiração, a técnica, o sentido rítmico e o trabalho em grupo.

Piano – Explicação sobre o Piano ao contrário (Cravo).

6º ano –  Ao Contrário

Português – Os alunos, em grupo, fizeram textos “ao contrário”, invertendo a ordem dos acontecimentos e sem respeito da estrutura lógica de um texto narrativo. Apresentação de todos os textos à turma.

História- Os alunos dividiram-se em grupos e trabalharam a unidade programática “Estado Novo (1933-1974). Cada grupo fez uma apresentação oral dos conteúdos trabalhados.

Inglês – Preenchimento de espaços da letra da música dos Queen “Is this the world we created?” através da audição. Exploração da letra da música e verificação do vocabulário novo/desconhecido. Interpretação do sentido da letra da música e construção de novos sentidos. Execução vocal da música.

Oficina Criativa – Realização do retrato dos colegas para a construção de um livro de turma (hetero-caraterização).

Oficina de Música – Retrógrados e inversos.

Educação Visual – Construção de painel tipo mosaico com os diferentes tipos de Património, com recurso a pesquisa e recolha de imagens sobre diversos tipos de património (Natural, Cultural, Histórico) de uma determinada região ou localidade do país. Montagem das imagens dos diferentes tipos de património de forma a parecer um mosaico colado numa base de cartolina.

Educação Física – Construção e execução de um jogo com regras de outro jogo.

Formação Musical – Os alunos lecionaram uma unidade –  “Aula ao Contrário”.

Violino – Troca de instrumentos entre alunos.

Flauta – Apresentação do retrógrado da música para duas flautas pelos alunos, tendo em conta  o som, a respiração, a técnica, o sentido rítmico e o trabalho em grupo.

Piano – Explicação sobre o Piano ao contrário (Cravo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.