O segundo ciclo deixou-se seduzir por um turbilhão de sensações exóticas com as histórias de “Aladino” e de “Ali Baba e os 40 ladrões”, envolvendo-se numa viagem ao mundo maravilhoso da cultura oriental.
As histórias proporcionam a partilha de ideias, de conceções e de vivências, fomentam a sensibilidade, desenvolvem emoções, conduzem à reflexão e cultivam o pensamento.
Ler é fazer ampliar o vocabulário, é fazer crescer o conhecimento sobre o mundo, aumentar a experiência e a tolerância, desenvolver o pensamento lógico e o espírito crítico.
Ler e viver a história é poder pensar e duvidar, é questionar, é querer saber mais. É um caminho que leva a desenvolver a imaginação, as emoções e os sentimentos de forma prazerosa e significativa. Ler e viver a história é partilhá-la e fazer parte dela.
Quando ler é um prazer, aprende-se a lidar com as diferenças mais facilmente, a imaginação ganha asas e abrem-se as portas de novos mundos.
E assim foram as mil e uma noites!
5º ano – As mil e uma Noites -“Aladino”
Português – Visionamento da história animada de Aladino. Resumo da história.
Inglês – Visionamento da história do Aladino e posterior leitura da mesma com a descoberta de vocabulário novo. Interpretação da história por imagens e ilustração de uma lâmpada mágica com desejos.
Matemática – Construção de elementos relacionados com a história do Aladino, utilizando figuras geométricas.
Oficina Criativa – Construção de um livro 3D com capa, ficha técnica e ilustrações de momentos/cenários e personagens.
Formação Musical – Audição e apreciação das obras “Scheherazade” – Rimsky-Korsakov; “Peer Gynt Suite no. 1 – 3 Anitra’s Dance” – Edvard Grieg; “Lawrence of Arabia” – Maurice Jarre; “One Thousand and One Nights” – Jean Paul Zoghbi; “Aladdin” (Suite) – Alan Menken. Visualização da interpretação das peças em contexto de “Concerto” por várias orquestras com identificação visual/auditiva dos instrumentos e análise da disposição da orquestra em palco.
Violino – Interpretação da obra “Bolero de Ravel” pelas alunas Leonor Francisco, Matilde Abreu e Noor Ussene.
Guitarra – Apresentação de obras do período romântico/ ou de inspiração romântica que os alunos trabalharam nas aulas de instrumento com explicação dos conceitos estéticos e artísticos presentes nesta época da Historia da Música.
Saxofone – Obra AR-RIBÄT de Lino Guerreiro construída com base na escala harmónica, arábica e egípcia, interpretada pelo aluno João Pires com acompanhamento da professora Mariana Costa ao Piano.
Execução de escalas orientais com improvisação, pelos alunos Gonçalo Vieira e Duarte Fernandes.
6º ano – As mil e uma Noites -“Ali Baba e os 40 ladrões”
Português – Visionamento da história animada de Aladino. Resumo da história.
História – Construção de biografias de compositores selecionados pelo professor de Fomação Musical.
Inglês –– Visionamento da história Ali Baba.Produção de um cartaz “Wanted” para o chefe dos ladrões.
Escrita da rotina diária de um ladrão e ilustração da mesma. Descrição/identificação de Ali Baba.
Matemática – Construção de maquetes alusivas à história de “Ali Baba”.
Oficina Criativa – Construção de um livro 3D com capa, ficha técnica e ilustrações de momentos/cenários e personagens.
Formação Musical – Audição e apreciação das obras “Scheherazade” – Rimsky-Korsakov; “Peer Gynt Suite no. 1 – 3 Anitra’s Dance” – Edvard Grieg; “Lawrence of Arabia” – Maurice Jarre; “One Thousand and One Nights” – Jean Paul Zoghbi; “Aladdin” (Suite) – Alan Menken. Visualização da interpretação das peças em contexto de “Concerto” por várias orquestras com identificação visual/auditiva dos instrumentos e análise da disposição da orquestra em palco.
Violino – Interpretação da obra “Bolero de Ravel” pelas alunas Leonor Francisco, Matilde Abreu e Noor Ussene.
Guitarra – Apresentação de obras do período romântico/ ou de inspiração romântica que os alunos trabalharam nas aulas de instrumento com explicação dos conceitos estéticos e artísticos presentes nesta época da Historia da Música.
Saxofone – Obra AR-RIBÄT de Lino Guerreiro construída com base na escala harmónica, arábica e egípcia, interpretada pelo aluno João Pires com acompanhamento da professora Mariana Costa ao Piano.
Execução de escalas orientais com improvisação, pelos alunos Gonçalo Vieira e Duarte Fernandes.