Concerto de Professores
Março 14, 2019
CONSCIOUSNESS
Março 23, 2019

Domínio de Autonomia Curricular – Rádio

Na nossa sociedade em constante evolução, os media surgem como uma das principais fontes de informação. Com formatos diversificados e cada vez mais adaptados ao recetor, estes meios de comunicação são indispensáveis para os cidadãos do mundo.

Numa tentativa de perceber a evolução da comunicação social, relembrando o que aprendemos no Estudo do Meio, o 4.º ano criou a rádio da escola. Com emissão diferida durante uma semana, apresenta conteúdos diversificados, com blocos informativos e de entretenimento, criados de raiz pelos alunos.

Este projeto pretendeu conceder aos alunos recursos diversificados e oportunidades para a exercitação da linguagem e técnicas da rádio, assim como de estímulo para a imaginação; contribuindo para a diversificação de interesses e identificação das aptidões vocacionais dos alunos. Ao mesmo tempo que tornou o espaço de convívio dos alunos mais alegre e participado.

Relembrando os diversos tipos de texto estudados no português, criámos guiões para os diversos programas. Contabilizámos o tempo disponível e atribuímo-lo equitativamente entre os diversos grupos. Com a preciosa ajuda do que aprendemos na matemática, foi fácil planear e organizar a duração dos programas e analisar as informações recolhidas pela equipa responsável pelos inquéritos. Tivemos ainda a preciosa ajuda dos professores de música para recolher sons e criar separadores sonoros e da professora de inglês para criar um momento onde testámos os conhecimentos e fonética e ortografia em inglês.

Articulando diversas áreas do saber, mobilizámos aprendizagens essenciais para executar um projeto que nos mostrou que os conhecimentos não conhecem fronteiras disciplinares.

Este projeto pretendeu ser um instrumento pedagógico e cultural, para melhorar o sucesso escolar e educativo. Ele permitiu elevar o nível cultural dos alunos e promover a criação de uma identidade de escola.

Mobilizámos aprendizagens essenciais para executar um projeto que nos mostrou que os conhecimentos não conhecem fronteiras disciplinares. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.