Terminou a participação das turmas de 5º e 6º anos no Projeto Parlamento dos Jovens – Salvar os Oceanos. Este programa é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos alunos do ensino básico e secundário.
Este programa tem como principais objetivos educar os jovens para a cidadania, desenvolvendo o gosto pela participação cívica e política e estimular a capacidade de argumentação e defesa das ideias com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.
Este foi um caminho que começou no início do ano letivo com a apresentação do programa e os objetivos deste projeto aos nossos alunos. Durante este tempo, foram-se desenvolvendo diversas atividades, dentro e fora da sala de aula.
Este projeto inseriu-se nos conteúdos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, e foi nesta aula que realizamos todas as nossas atividades. No primeiro momento, os alunos começaram por fazer pesquisas sobre o significado das palavras Democracia e Ditadura, tendo-se trabalhado as diferenças entre estes dois regimes políticos. De seguida, pesquisou-se e trabalhou-se informação disponibilizada pelos professores sobre os órgãos de poder das regiões autónomas dos Açores e Madeira, de poder central e poder local. Neste último, contámos com a participação de um deputado municipal e encarregado de educação de um dos nossos alunos, o Dr. José Barão. Numa sessão por si dinamizada, explicou-nos quais as funções, competências da Assembleia Municipal e quais os direitos e deveres dos deputados democraticamente eleitos.
Num segundo momento, foi constituída a Comissão Eleitoral Escolar, da qual fizeram parte três professores e seis alunos. Esta tinha como função organizar o processo de candidaturas por listas, marcar a data de eleição dos deputados à Sessão Escolar e a data desta Sessão.
No mês de novembro, organizaram-se as listas compostas com 10 alunos cada. Os elementos de cada uma definiram ainda três medidas sobre o tema indicado para a edição do Parlamento dos Jovens, com uma breve justificação das mesmas.
No início do mês de janeiro realizaram-se as eleições e, utilizando o método D’Hondt, converteram-se os votos em mandatos. Foram assim escolhidos os deputados das diferentes listas que participaram na Sessão Escolar.
Na Sessão Escolar, os deputados eleitos das diferentes listas debateram e defenderam as suas ideias e, no final, foi votado e aprovado o Projeto de Recomendação da Escola a apresentar na Sessão Distrital/Regional, bem como eleitos os deputados que representaram a escola na Sessão Distrital/Regional.
A Sessão Distrital/Regional decorreu no passado dia 18 de fevereiro e os nossos três deputados (dois efetivos e um suplente) defenderam e debateram, com os colegas de outras escolas as medidas dos diferentes projetos de recomendação. No final foram eleitos os deputados que irão representar o distrito de Setúbal na Sessão Nacional.
A participação da nossa escola neste projeto foi útil para os nossos alunos perceberem como funcionam as nossas instituições e, ao mesmo tempo, participarem nesta iniciativa enquanto cidadãos ativos.