Prémio Fundação Ilídio Pinho – Ciência na Escola 16.ª Edição–2018/2019 – Candidatura que passa à fase de desenvolvimento
Fevereiro 28, 2019
Domínio de Autonomia Curricular – Letra J
Março 7, 2019

2º ciclo – Domínio de Autonomia Curricular – Corações e Suspiros

O mês de fevereiro foi dedicado ao amor.

Porque acreditamos que a formação de um adulto inteligente, feliz e bem integrado está relacionado com o afeto, centrámos o nosso trabalho no desenvolvimento do amor no aspeto físico, intelectual, moral, espiritual e social.

O amor e o respeito tornam especiais lugares, situações e, principalmente pessoas. O amor pressupõe a presença de diálogo, de compreensão, de respeito ao outro e os nossos alunos trabalharam arduamente para a exploração, desenvolvimento, construção, vivência e reflexão sobre os valores e as virtudes que fazem a diferença na vida de cada um.

Porque acreditamos que o amor está acima da genialidade e da vida próspera e garante uma mudança de atitude e o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e mais feliz, todo o trabalho valeu a pena.

Afinal o amor foi o tema para muitos suspiros!

5º ano

Português – Escrita de cartas, quadras de amor e conclusão da frase “O Amor é…”.

Leitura e análise da obra “A Fada Oriana”.

Oficina Criativa – Construção de corações e molduras com corações em tamanho XL utilizando caixas de papelão.

EV – Construção de corações em origami e elaboração de postais para o dia dos namorados com colagem dos corações para escrita de poemas.

EF – Realização de uma caminhada até ao Parque Urbano tendo como principais objetivos a promoção de hábitos de vida saudável e a saúde e o fomento da prática de exercícios físicos como forma de combate ao sedentarismo, contribuindo assim para corações mais saudáveis.

Formação Musical – Aprendizagem das peças “Chanson d’Amour” e “When love is kind”

com inventário e leitura de células rítmicas, entoação de ordenações, leitura solfejada, identificação da tonalidade e percurso tonal e leitura melódica com acompanhamento ao piano.

Oficina de Música – Criação, a partir do refrão de um tema musical, de um texto/poema dedicado a alguém, substituindo a letra original e tendo em conta a métrica e a prosódia.

Violino – Execução do 3º andamento do Concerto nº 5 do compositor Friedrich Seitz pela aluna Leonor Francisco com apresentação à turma.

Guitarra – Execução de obras do período romântico ou de inspiração romântica explicando os conceitos estéticos e artísticos presentes nesta época da História da Música, com apresentação à turma pelos alunos André Macau – “ Vals” de B. Calatayude, Tiago Fernandes – “Lullaby” de V.L. Clark e Manuel Lourinho – “Estudo nº 6” de E. Pujol.

6º ano

Português – Escrita de cartas, quadras de amor e conclusão da frase “O Amor é…”.

Leitura e análise da obra “Ulisses”.

História – Pesquisas de grandes paixões que existiram ao longo da história da Humanidade. Trabalho de grupo no qual os alunos sobre uma história e apresentação de um trabalho.

Inglês – Realização de postais com textos de “amor”, baseados na escrita expressiva e lúdica.

Matemática – Reconhecimento do significado de razão e proporção e resolução de problemas. Reconhecimento de situações de proporcionalidade direta num enunciado verbal ou escrito e indicação de uma das constantes de proporcionalidade, explicando o seu significado o seu significado dado o contexto.

Ciências Naturais – Morfologia e funcionamento do sistema cardiovascular. Discussão sobre a importância dos estilos de vida para o bom funcionamento do sistema cardiovascular, partindo de questões teoricamente enquadradas.

Oficina Criativa – Construção de corações e molduras com corações em tamanho XL utilizando caixas de papelão.

EV – Construção de corações em origami e elaboração de postais para o dia dos namorados com colagem dos corações para escrita de poemas.

EF – Realização de uma caminhada até ao Parque Urbano tendo como principais objetivos a promoção de hábitos de vida saudável e a saúde e o fomento da prática de exercícios físicos como forma de combate ao sedentarismo, contribuindo assim para corações mais saudáveis.

Classe de Conjunto – Aprendizagem vocal da canção “Love of my life” (Queen) com contextualização e compreensão da obra.

Interpretação da mesma coralmente, com acompanhamento ao piano;

Formação Musical – Aprendizagem das peças “What shall I do to show how much I love her?” e “If my complaints” com inventário e leitura de células rítmicas, entoação de ordenações, leitura solfejada, identificação da tonalidade e percurso tonal e leitura melódica com acompanhamento ao piano.

Violino – Execução do 3º andamento do Concerto nº 5 do compositor Friedrich Seitz pela aluna Leonor Francisco com apresentação à turma.

Guitarra – Execução de obras do período romântico ou de inspiração romântica explicando os conceitos estéticos e artísticos presentes nesta época da História da Música, com apresentação à turma pelos alunos André Macau – “ Vals” de B. Calatayude, Tiago Fernandes – “Lullaby” de V.L. Clark e Manuel Lourinho – “Estudo nº 6” de E. Pujol.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.