Domínio de Autonomia Curricular – Natal
Dezembro 23, 2018
Domínio de Autonomia Curricular – Letra n
Janeiro 15, 2019

Domínio de Autonomia Curricular – Solidariedade

N espírito do Natal, a turma de 4.º ano escolheu o tema “solidariedade” para entrosar as diferentes áreas do saber num momento global de aprendizagem.

Para perceber o que está implícito na palavra solidariedade, fizemos alguns jogos colaborativos em Educação Física e percebemos que há problemas que só se resolvem com a ajuda e vontade de todos.

Sem esquecer o tema de educação para a cidadania “Aprender em segurança”, procurámos compreender o que são instituições.

Com recurso aos conhecimentos da disciplina de Português, pesquisámos e os alunos apresentaram diversos exemplos na sala de aula, procurando responder a questões como: “Quando foi fundada? Em que é que contribui para o bem-estar da população? Como tem contribuído para o desenvolvimento da localidade em que se encontra?” Após perceber que as instituições, apesar de terem diversas funções e propósitos, têm utilidade publica e o seu objetivo é enriquecer a nossa vivência enquanto cidadãos, procurámos escolher uma para ajudar, respondendo assim a mais um dos desafios da disciplina de Estudo do Meio.

A nossa escolha recaiu sobre a Associação Jubileu Mais – Projeto SOS Bebés e decidimos fazer uma recolha de bens, em seu nome. Apelámos à nossa comunidade escolar para nos ajudar, contribuindo com produtos da área alimentar, de higiene, de vestuário infantil e brinquedos. Contudo, sentimos necessidade de nos envolver mais e motivar os outros a participar e surgiu a ideia: na matemática estávamos a estudar as figuras geométricas, os ângulos e as linhas. Eu tinha conversado com os alunos sobre o que era físico/psicológico; concreto/abstrato por causa do texto d’ “O Gigante Egoísta”. Acabámos por descobrir que estes conceitos são transversais e se aplicam, por exemplo, na pintura e na música e decidimos que, com recurso à geometria, íamos criar obras de arte solidárias para oferecer aos benfeitores da nossa causa.

Sem demoras, desenhámos cenas que representavam solidariedade e depois nivelámo-las geometricamente. Aplicámos os nossos desenhos em telas que expusemos na escola, acompanhadas com um pequeno texto onde explicámos o que queríamos transmitir.

Estas telas estiveram expostas na nossa escola até ao Dia de Reis. Os bens que recolhemos, foram entregues à D.ª Susete Lino no passado dia 21 de dezembro, para que chegassem a quem mais precisa a tempo do Natal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.