Domínio de Autonomia Curricular – O Corpo Humano
Novembro 25, 2018
Domíno de Autonomia Curricular – Letra L
Novembro 29, 2018

Domínio de Autonomia Curricular – História de Portugal

Na área do Português, os alunos ampliaram os seus conhecimentos sobre o texto informativo; recordaram as regras para construir uma notícia e um cartaz; aplicaram as competências de leitores ao ler uma obra da coleção “Viagens no Tempo” e apresentar aquilo que aprenderam com essa leitura à turma; verificaram que as suas capacidades de leitura lhes permite responder a questionários, investigar e aprofundar os seus conhecimentos sobre a Portugal e a sua História; e aproveitámos para rever os adjetivos numerais.

Na área da Matemática, continuaram a exercitar o cálculo, reviram as medidas de tempo, a numeração romana e criaram frisos cronológicos que nos ajudaram a perceber a ordem dos acontecimentos.

Na área do Estudo do Meio, pesquisaram sobre diversos acontecimentos históricos e personalidades e investigaram sobre aspetos da vida em sociedade relacionados com os factos relevantes da história de Portugal, com recurso a fontes documentais.
Na área de Teatro, com base nas suas recolhas, dramatizaram uma viagem no tempo, a uma época à escolha do grupo. Para isso até construíram as suas próprias máquinas do tempo!

Na área da Artes Visuais, baseando-se nos seus gostos, interesses e preferências, cada aluno escolheu uma personalidade da nossa história para homenagear, construindo-lhe uma efígie. Recolheram também informações sobre compositores portugueses de várias épocas e organizaram-nas em cartazes. O resultado destes trabalhos encontra-se exposto nos átrios da Academia.

Na área do Inglês, procuraram saber mais sobre a família real britânica e as tradições deste povo.

Na área da Música, exploraram a música medieval. Descobriram o que se falava no século XVI e perceberam que a Língua Portuguesa evoluiu e continuará a evoluir com o passar do tempo, influenciada pelas nossas vivências.

Na Oficina da Música, falaram sobre o canto gregoriano e descobriram a monofonia que lhe é característica.

Também os professores de instrumento, aproveitaram esta oportunidade para enriquecer este momento de aprendizagem:
O professor Luís Roldão visitou a sala do 4.º ano para falar sobre Alfredo Keil e a sua obra;
O professor Óscar Mourão partilhou com a turma a sua vivência enquanto membro das forças armadas e músico;
A professora Margarida Quítalo e o professor Nuno Santos, a convite do professor Marco Santos, juntaram-se à turma para cantar dois vilancetes aos alunos do 3.º ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.