Domínio de Autonomia Curricular – Letra t
Novembro 16, 2018
Domínio de Autonomia Curricular – O Corpo Humano
Novembro 25, 2018

Domínio de Autonomia Curricular – Profissões

O ponto de partida para o DAC das profissões foi a história “Bruxa Esbrenhuxa”.

Português – leitura e reconto oral e escrito da história. Ilustração da mesma. Revisão e escrita de um texto descritivo.
Escrita de um texto narrativo sobre a profissão que gostariam de ter, mas em que os objetos com que trabalhariam seriam feitos de outros materiais (ex: cabeleireira, se a tesoura fosse de papel. Era flexível e não serviria para cortar os cabelos).
Visita das personagens: cantor, pescador, cozinheira e bibliotecária, para abordagem e revisão de conceitos gramaticais, como: nomes comuns e coletivos; adjetivos e classificação de palavras quanto ao número de sílabas.
A cozinheira mostrou-nos o seu avental da histórias e escrevemos um texto.
A bibliotecária apresentou-nos o projeto “Vaivém das histórias”, a desenvolver em família durante a semana, mas o qual regressa à escola todas as quintas-feiras.

Estudo do Meio – Fomos à Toyota conhecer a profissão da mãe de uma aluna – gestora e outras profissões, tais como: mecânico, bate-chapas e pintor. E ainda conhecemos um pouco de marketing.
Tivemos a presença do encarregado de educação de uma aluna que nos fez a apresentação da profissão de Polícia – Polícia técnica. Foi-nos apresentado um “local de crime”, o qual tivemos de desmistificar. Um verdadeiro C.S.I. !!
Apresentação da profissão de artesão, por parte do avô de uma aluna. Um verdadeiro artista a trabalhar peças de vidro (em garrafas, garrafões, lâmpadas etc.) de forma única.
Apresentação da profissão – músico feita pelo professor José Martins. Conhecemos a profissão e tivemos o privilégio de ouvir o professor a tocar saxofone e de acompanhá-lo cantando a música “Quando fores grande o que queres ser” dos Anjos.
Visitámos ao atelier de arquitetura do encarregado de uma aluna. Conhecemos o trabalho desenvolvido pelos arquitetos e “metemos mão à obra”.
Projeto das profissões – aula invertida – em casa os alunos pesquisaram e realizaram um cartaz sobre uma profissão.

Matemática – Com a vendedora de gelados realizámos situações problemáticas e a leitura de números. A cozinheira trouxe-nos alimentos para aprendermos os números de 150 a 199. Com ela organizámos números por ordem crescente e decrescente, contámos de 5 em 5, lemos números por ordens e por extenso e realizámos decomposições.

Inglês – Conhecemos a história do Halloween e cantámos canções. E conhecemos as profissões.

Educação Artística – Artes Visuais – Construção da mascote de Halloween e de coroas das profissões.

Educação Artística – Expressão Dramática/teatro – Mímica da sua profissão futura para os colegas adivinharem. Dramatizar a música “Quando fores grande o que queres ser” dos Anjos para gravar vídeo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.