Domínio de Autonomia Curricular – Letra e
Outubro 28, 2018
Domínio de Autonomia Curricular – Letra p
Novembro 7, 2018

Domínio de Autonomia Curricular – Halloween

Autonomia e Flexibilidade Curricular

2º ciclo – Domínio de Autonomia Curricular – Halloween

O Halloween é uma festa com temas sombrios e comemorada anualmente no dia 31 de outubro. Foi há cerca de 2000 anos  que o povo celta de França e das Ilhas Britânicas começou com a tradição do Halloween, celebrando o ano novo céltico e o fim do verão, samhain.
Comemorar o Halloween é falar sobre identidades e, quando se fala em identidades, fala-se em cultura. As salas de aula do 2º ciclo foram o espaço de interação e de aprendizagem sobre diferentes culturas, procurando alargar o reconhecimento da multiculturalidade e promovendo valores como a socialização, a paz, o respeito mútuo, a compreensão, a solidariedade, numa visão pluralista, crítica e criativa.

5º ano

Português – Realização de um texto biográfico conjunto sobre a mascote (bruxa Ossinhos) construído na

Oficina Criativa e apresentação do mesmo no dia 31 de outubro, na festa de Halloween.

Inglês – Halloween – realização de pesquisas sobre a história e origem e realização de trabalhos escritos.
– Execução vocal das músicas “Haunted house” e “Mwa Ha Ha”

Ciências Naturais – Construção de animais relacionados com o Halloween, utilizando diferentes materiais. Pesquisa e construção de textos relativos aos animais elaborados (características dos animais).

Violino – Execução da peça “Dança das Bruxas” de N. Paganini

Classe de Conjunto- Elaboração de secções instrumentais alusivas à personagem trabalhada na disciplina de
Português (Bruxa);
– Articulação e exploração dos ambientes musicais criados com a história criada pelos alunos;

Oficina Criativa – – Criação de uma Mascote representante da turma para um Concurso de Mascotes de Halloween – uma Bruxa.

EV – Realização do projeto/ilustração de uma bruxa e posteriormente o estudo da cor, juntamente com os possíveis materiais para sua construção (trabalho individual). Construção da mascote “Bruxa” com recurso a materiais e técnicas diversas.

6º ano

Português – Realização de uma pesquisa sobre a tradição portuguesa “Pão por Deus”. Foram realizados cartazes sobre o tema e cada grupo teve a responsabilidade de preparar a apresentação do seu trabalho ao Pré-escolar e ao 1º e 2º ciclos.

Inglês – Halloween – símbolos e tradições: construção de textos, elaboração e ilustração dos mesmos para um vídeo ilustrativo.
– Execução vocal das músicas “Haunted house” e “Mwa Ha Ha”.
-Realização de palavras cruzadas sobre o Halloween.
-Visualização de um vídeo sobre um trailer de um filme “goosebumps 2” com um guião de interpretação/compreensão oral

Ciências Naturais – Pesquisa sobre receitas com abóbora para posterior organização de um livro.

Classe de Conjunto – Elaboração de secções instrumentais alusivas à personagem trabalhada na disciplina de Português (Diabo);
Articulação e exploração dos ambientes musicais criados com a história criada pelos alunos;

Violino – Execução da peça “Dança dos Elfos” de E. Jenkinson

Oficina Criativa – – Criação de uma Mascote representante da turma para um Concurso de Mascotes de Halloween – um Diabo.

EV – Realização do projeto/ilustração de um diabo e posteriormente o estudo da cor, juntamente com os possíveis materiais para sua construção (trabalho individual). – Construção da mascote “Bruxa” com recurso a materiais e técnicas diversas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.