Português: Como conseguiu Ícaro chegar tão alto? Foi porque utilizou “asas”… e assim iniciámos o estudo da letra “a”. Os alunos imaginaram como seriam as asas…
Explorámos ainda diversas palavras com essa vogal e os alunos tomaram consciência dos vários sons que a letra pode tomar nas palavras. Ainda imaginaram histórias começadas por palavras com a letra a.
Matemática: Agrupar… o que pertence e não pertence ao conjunto. Utilização de simbologia e linguagem matemática.
Estudo do Meio: Trabalhámos o Dia da alimentação. O que é uma alimentação saudável? Que alimentos devemos incluir na nossa alimentação e quais os que devemos evitar comer com frequência. Elaboração de uma roda dos “alimentos”
Inglês: estudo do “a”. Que sons se podem ouvir com esta letra? Dicionário bilíngue.
Música Tradicional: Instrumentos com a letra “a”. O que são adufes? Como se tocam?
Educação Física: Como se deslocam os animais abelha, andorinha, águia…
Educação Artística – Expressão Dramática / Teatro: Reconto da história “Copinho e Copão” visualizada pelos alunos sobre o “Dia da alimentação”
Educação Artística – Artes Visuais – Os alunos construíram “asas” com as quais poderão brincar na sala de aula. Desenharam o “a” com o seu dedo e ilustraram uma palavra que iniciava pela letra “a”
Instrumento – Flauta – Audição de uma “Ária” tocada por um aluno de terceiro ano.
Como tocamos flauta? Que tipos de flautas existem? Apresentação do instrumento por uma aluno da turma de 1º ano.