Domínio de Autonomia Curricular – Portugal Continental, Região Autónoma dos Açores e Região Autónoma da Madeira
Outubro 11, 2018
Domínio de Autonomia Curricular – Dia Mundial da Música
Outubro 11, 2018

Domínio de Autonomia Curricular – O Corpo Humano

Na área do Português, os alunos recordaram as regras do texto informativo e escreveram sobre ” Os benefícios de uma modalidade desportiva para a saúde do corpo”. Cada um escolheu uma modalidade e apresentou o resultado da sua investigação na forma de texto.

Na área da Matemática, com base numa ficha com curiosidades numéricas sobre o nosso corpo, os alunos reviram a ação das operações nos números, encontrando resposta para questões como: Quantos litros de sangue o teu coração bombeia numa hora? Num dia? Numa semana? Num mês? Num ano? Qual a velocidade de um impulso nervoso? Que distância percorre numa hora? E num dia?

Na área do Estudo do Meio, os alunos pesquisaram sobre o esqueleto, os músculos e a pele, apresentando à turma as suas descobertas através de vídeos e powerpoints.

Na área de Teatro, os alunos exploraram a expressividade do corpo, aplicando os conhecimentos que recolheram, procurando imaginar e deslocar-se sem conjuntos de ossos.

Na área da Educação Física, os alunos descobriram os grupos musculares, verificando conceitos de contração e distensão muscular através de jogos e outras atividades ligadas aos movimentos do dia-a-dia.

Na área do Inglês, os alunos construíram monstros adicionando ou suprimindo “body parts”.

Na área da Música, os alunos criaram sonoridades, marcando o ritmo com o seu corpo.

Na área das Artes Visuais, os alunos conheceram as relações proporcionais do corpo humano e os seus pontos de articulação na representação gráfica da figura humana.

Na Oficina da Música, os alunos observaram e experimentaram a importância do gesto do maestro para a orquestra e a pluralidade de formas como esta comunicação se pode estabelecer.

Também os professores de instrumento, aproveitaram este momento para enfatizar a importância da postura do músico para a interpretação das peças e a professora Joana Gomes veio à nossa sala explicar um pouco mais sobre o ritmo e o andamento musical, estabelecendo alguns paralelos com os ritmos do nosso próprio corpo.

Ainda em momentos de trabalho autónomo, os alunos realizaram várias pesquisas, recolheram livros e diversos materiais que enriqueceram o estudo deste tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.