Domínio de Autonomia Curricular – O Corpo Humano
Outubro 11, 2018
Domínio de Autonomia Curricular – Dentição
Outubro 11, 2018

Domínio de Autonomia Curricular – Dia Mundial da Música

Em 1975 foi instituído pelo Conselho Internacional da Música, instituição da UNESCO, o Dia Mundial da Música. A criação desta celebração tem como objetivo promover esta arte, procurando fazê-la chegar a todas as pessoas promovendo através dela os valores de paz e a amizade.
Porque a música é o início de aprendizagens importantes, sobre política, educação, cultura, género, relações interpessoais, ecologia e porque permite a interação e cooperação entre as pessoas, os alunos do segundo ciclo transformaram as suas aulas em verdadeiros laboratórios de música. Os Beatles foram o grupo escolhido e a partir de algumas das suas canções todos os dias foram dias de música!

5º ano

Português – Análise das caraterísticas do texto biográfico e de técnica de produção de um cartaz. Realização de trabalhos biográficos sobre a discografia e membros do grupo “Beatles”.

Matemática- Visionamento de um vídeo: “Descomplicando a Música” (abordagem aos números racionais, explicando como a divisão das cordas da guitarra cria notas diferentes).

Ciências – Pesquisa sobre diferentes animais, abordando os seus sons.

Bateria – Execução de peças dos Beatles “Hey Jude” e “Imagine”.

Classe de Conjunto- Execução de uma aula para os pais onde cada aluno ensina a melodia do seu instrumento e cada pai/mãe toca o que aprendeu (por naipes e em conjunto).

Oficina Criativa – Realização de crachás para serem oferecidos aos pais pela sua participação na aula.

6º ano
Português – Análise das caraterísticas do texto biográfico e de técnica de produção de um cartaz. Realização de trabalhos biográficos sobre a discografia e membros do grupo “Beatles”.

Matemática- Visionamento de um vídeo: “Descomplicando a Música” (abordagem aos números racionais, explicando como a divisão das cordas da guitarra cria notas diferentes).

Bateria – Execução de uma peça dos Beatles “Yellow Submarine”.

Classe de Conjunto – Execução vocal das peças: “Hey Jude”, “Imagine” e “Yellow Submarine”;
Formação Musical – Realização de um ditado melódico e rítmico sobre uma das canções trabalhadas na Classe de Conjunto e escrita da melodia e letra num software para PC.

Violino – Execução da peça “Hey Jude” dos Beatles por uma aluna.

Inglês – – Realização de pesquisas sobre os Beatles e a sua origem. Análise e compreensão das letras das músicas: “Hey Jude”, “Imagine”, “Yellow submarine” (vocabulário, dicção). Ilustração e interpretação de frases da música “Imagine” com vista à produção de um vídeo ilustrativo.

Saxofone- Execução no saxofone da peça dos Beatles “Yesterday”.

Oficina Criativa – Realização de marcadores de livros com curiosidades sobre os Beatles para serem oferecidos a outros alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.