Tempos Livres Páscoa 2018
Março 18, 2018

Inscrições Abertas – 2018/19

inscrições abertas

abriram as inscrições na Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi para o ano letivo 2018-2019. Com valências de creche com berçário, pré-escolar, primeiro ciclo, segundo ciclo e ensino vocacional de música. Escola piloto do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Ministério da Educação carateriza-se por ter um projeto educativo que valoriza as expressões artísticas, com maior preponderância na área da Música, com elementos integrantes da formação humana. A nossa escola pretende proporcionar aos seus alunos a aquisição de competências diversas que ultrapassarão o saber cognitivo predominante nos currículos escolares.

 

Espaço Renovado, ensino de referência

 

Resultando de um processo de participação e flexibilidade, o programa curricular adapta-se às necessidades de cada aluno, que assume o papel principal em cada projeto desenvolvido. Cada aluno contribui com a sua singularidade, refletindo um trabalho e um esforço coletivo, sempre acompanhado por prazer, criatividade, autonomia e sensibilidade. O projeto desta instituição demonstra que a Arte é indispensável no desenvolvimento pessoal, social e cultural, e é forma de saber, de estar, de comunicar e de aprender.

Com música crescemos melhor e na Academia temos a música como elemento diferenciador, como elemento que melhorará os tempos de atenção e concentração e será muitas vezes o elo de ligação entre todas as disciplinas. Aprendemos com pedagogias diferenciadoras, com metodologias ativas, onde trabalhamos com projetos e temas, assumimos a Música como potenciadora das aprendizagens, privilegiando o ensino personalizado, o trabalho colaborativo, a criatividade e a autonomia das crianças de modo a irmos ao encontro do Perfil dos Aluno.

 

O desenvolvimento artístico, cognitivo e emocional acima descrito, resultado da aprendizagem musical, e especificamente de um instrumento musical, é proporcionado na Academia através da rica oferta musical curricular e extra curricular.  A Academia destaca-se como sendo uma das poucas escolas no país, e a única no Distrito de Setúbal, a proporcionar o regime de ensino integrado no ensino vocacional de Música, abarcando assim os três regimes do ensino vocacional: integrado, articulado e supletivo. Em paralelo à Educação Musical curricular, a Academia possibilita o enriquecimento da aprendizagem musical desde o Pré-Escolar, com opção de instrumento, oferta de Pré-Orquestra e de Música Tradicional Portuguesa (nova disciplina), prosseguindo no 1º Ciclo com opção da iniciação musical (instrumento, formação musical e classe de conjunto), ensemble de cordas infantil, coro infantil e grupo de Percussão Indeterminada, Ribombando. 

A formação artística dos nossos alunos aprofunda-se no 2º ciclo do ensino vocacional da música e é vivenciada plenamente num ambiente familiar, de verdadeira integração com todas as componentes do ensino regular. A estreita articulação entre os projectos das disciplinas curriculares e os projetos musicais é visível na construção de espectáculos únicos, integrantes de todo o conhecimento e competências adquiridas pelos alunos. A Academia investe em criar o máximo de oportunidades de performance musical aos alunos, de todas as idades, actuando em espaços públicos, tais como a Casa da Cultura, o Salão Nobre da Câmara Municipal, a Biblioteca Municipal, o centro comercial Alegro, o jardim do Bonfim, entre outros, e participando em projetos de maiores dimensões, tal como o Festival de Música de Setúbal,…. 

Na Academia temos iniciativas como o Orçamento Participativo da Academia, “O Dia do Perfil do Aluno”, ouvindo a “voz dos alunos” com o objetivo de criarmos alunos empreendedores, criativos e responsáveis.

Consulte o Guia Prático “Porque escolher a Academia?”

http://academialuisatodi.pt/2017/06/08/guia-pratico-escolher-academia/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.