capa março
Audições 2.º Período – março 2018
Março 8, 2018
Tempos Livres Páscoa 2018
Março 18, 2018

Orçamento Participativo 2018

Orçamento Participativo da Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi.

Vem discutir as tuas ideias para melhorar a tua Escola!

 

Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania – Área Empreendorismo

Tendo por base o Projeto Orçamento Participativo das Escolas do Ministério da Educação, a Direção da Academia decidiu dar voz aos seus alunos e promover o Orçamento Participativo da Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi.

Deste projeto pretendemos que surjam ideias que contribuam para a melhoria da vida escolar e alertar para questões como a sustentabilidade. Todas as ideias são validas desde equipar as salas de aula de um equipamento à implementação de painéis solares!

 

O que é?

O orçamento participativo é um processo democrático que garante aos estudantes a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria da sua escola, de acordo com as suas ideias, preferências e vontades.

O Orçamento Participativo da Academia pretende fomentar o espírito de participação e de cidadania e valorizar a opinião dos estudantes em decisões que os afetam diretamente.

Com o OP Academia estimulam-se as escolhas responsáveis, a familiaridade com os mecanismos do voto e a participação na execução das escolhas efetuadas.

 

A quem se dirige?

O OP Academia dirige-se a alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário que frequentem a Academia.

 

Qual o valor do orçamento?

Para o Orçamento Participativo das Escolas a Direção da Academia atribuirá um valor de 1000 euros para a execução do projeto.


Objetivos:

o   Estimular a participação democrática dos estudantes, valorizando as suas opiniões e a sua capacidade argumentativa, de reflexão e de mobilização coletiva, assim como o conhecimento prático de alguns mecanismos básicos da vida democrática;

o   Combater o défice de confiança e o afastamento dos cidadãos, sobretudo os mais jovens, relativamente às instituições democráticas;

o   Reforçar a gestão democrática das escolas, estimulando a participação dos estudantes.

 

Fica atento à informação disponibilizada sobre o OP Academia na tua escola e no site da Academia e, em caso de dúvida, contacta a Direção ou o Diretor de Turma.

 

Criamos uma pagina dedicada ao OPAcademia. Esta página está acessível através do nosso site. Aqui poderás encontrar todas as novidades e seguir os projetos apresentados:
www.academialuisatodi.pt/opacademia/
 

Regulamento

1)      Participação

OP Academia destina-se unicamente a alunos inscritos na Academia de Musica e Belas Artes Luisa Todi em Setubal no ano letivo 2017/2018. Os alunos têm de frequentar o ensino do 2º ou 3º ciclo do ensino básico ou o ensino secundário.

As propostas podem ser individuais ou em grupo de alunos.

 

2)      Regras de apresentação do projeto

Os projetos têm de ser apresentados até ao dia 30 de abril às 19h em papel na Academia ou pelo endereço eletrónico direcao@academialuisatodi.pt

Estes devem ser escritas num texto até 1000 palavras, com ou sem imagens, onde se deve explicar:

– o que se pretende para melhorar a escola,

– os benefícios esperados;

qual o valor estimado para a sua execução.

 

3)      Seleção dos Projetos

Os alunos irão apresentar e debater os seus projetos na Academia durante o mês de maio.

A Direção fará uma pré-seleção dos projetos que vão a votos tendo em conta:

– o beneficio aportado à comunidade escolar

– a sua execução

– o orçamento

Apenas os projetos com uma execução até 1000€ irão a votos, não sendo excluída a apresentação e debate de projetos e ideias com valor de execução superior.

Dia 30 de maio será realizada a votação. Apenas os alunos da Academia que frequentam o ensino do 2º ou 3º ciclo do ensino básico ou o ensino secundário poderão votar. Os alunos não residentes da Academia poderão votar durante a semana do 28 de maio a 1 de junho na Secretaria em envelope fechado.

O projeto mais votado será o vencedor do OP Academia.

 

4)      Realização do Projeto

A Academia propõe-se a realizar o projeto até ao fim do ano 2018.

 

5)      Mais informações serão disponibilizadas na escola. A direção e o diretor de turma estão disponíveis para esclarecer todas as dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.