Terapia da Fala a Melhorar a Arte de Comunicar

A minha sala de aula
A minha sala de aula 
Janeiro 26, 2018
1.º Concurso Interno
1.º Concurso Interno de Música
Fevereiro 20, 2018

Terapia da Fala a Melhorar a Arte de Comunicar

terapia da fala 1

A Terapia da Fala integra agora a Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi, com o objetivo de, mais uma vez, responder às necessidades académicas, físicas, sociais e emocionais dos alunos, concorrendo assim para a realização de uma educação inclusiva.

O que é a terapia da fala?

A Terapia da Fala centra-se no desenvolvimento de atividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana. Neste sentido, intervém nas áreas da voz, fala, linguagem oral e escrita e outras formas de comunicação não verbal, abarcando as componentes compreensão e expressão. Acrescem ainda as perturbações da motricidade orofacial, alimentação e deglutição.

Dada a estreita relação entre as competências comunicativas e linguísticas com a aprendizagem e interação social, desde o início do ano letivo, a Terapia da Fala tem vindo a contribuir para o sucesso académico, pessoal e social dos alunos que dela beneficiam.

Após sinalização e avaliação, em consonância com pais e professores, é definido um plano terapêutico baseado nas dificuldades e necessidades da criança, da família e da escola. Todos os intervenientes são essenciais para desenvolver uma perspetiva holística da criança e delinear metas comuns. Segue-se a implementação das abordagens e objetivos terapêuticos: a intervenção junto da criança, focada no desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas, aliando o trabalho à brincadeira, num ambiente que é o dela.

A intervenção é adaptada a cada criança e às suas dificuldades. No entanto, parte geralmente de uma abordagem multissensorial, ou seja, associando várias capacidades sensoriais para a aquisição e consolidação/automatização de conhecimentos e práticas comunicativas desejadas. A máxima utilizada é que a sessão de terapia da fala seja um momento prazeroso e promotor do interesse pela comunicação e do aperfeiçoamento da mesma.

terapia da fala 2

O que fazemos na terapia?

Na Terapia da Fala conversamos até mais não. Contamos peripécias e vitórias, medos, ansiedades e sonhos. Cantamos, jogamos, brincamos e, principalmente, comentamos tudo! Fazemos muitos jogos, sempre sem batota, e por vezes ganha a terapeuta… mas, na verdade, nós saímos sempre a ganhar! De repente já saem palavras que antes eram difíceis de dizer, os obstáculos comunicativos vão sendo ultrapassados e os objetivos vão sendo atingidos. Rimos, fazemos caretas, exercitamos a língua, os lábios e outros músculos necessários para produzirmos corretamente os sons da fala. Aprendemos “truques” para diferenciar sons e letras, usamos plasticina, autocolantes, lápis, canetas… tudo o que a terapeuta trouxer para ajudar a aprender as letras e a construir as sílabas, as palavras as frases e os textos. Para a maioria dos colegas não é tão difícil aprender, mas somos todos diferentes. Alguns de nós precisamos de mais calma, de estratégias diferentes e deste apoio individualizado para superar as nossas dificuldades.

terapia da fala 3

Quando acaba a sessão, despedimo-nos da terapeuta e saímos da sala com um sorriso na cara, cada vez mais confiantes e seguros da nossa comunicação, prontos para continuar a crescer, a aprender, a ser cada vez maiores e cada vez melhores.

E lá fica a terapeuta, que outrora foi criança na academia, a ver que cresceu, mas que, tal como ela, também cresceu a sua/nossa escola.

Que a nossa Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi continue a crescer e a enriquecer a formação das suas crianças, contribuindo para a participação e inserção social e para a satisfação pessoal de todos os seus estudantes.

Diana Lia Guerreiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.