dia_do_perfil
A Academia participará no Dia do Perfil do Aluno!
Janeiro 13, 2018
A minha sala de aula
A minha sala de aula 
Janeiro 26, 2018

Conheça o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular da Academia!

Oficina de Música

 

Na Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi, as turmas dos 1º e 5º anos escolaridade participam no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular

 

Neste projeto pretendemos a melhoria das aprendizagens dos alunos e a valorização da nossa área de intervenção, as expressões artísticas, com maior incidência na área da música, por acreditarmos que esta permite aumentar a concentração e o desempenho dos alunos. Valorizamos ainda a área da cidadania, privilegiando competências que ultrapassem os currículos.

Este projeto assenta num processo de participação e flexibilidade em que se desenvolve a criatividade, a autonomia e a sensibilidade, novas formas de saber, de estar, de comunicar e de aprender. Tendo em conta os seus interesses e necessidades, cada aluno será chamado a adotar um papel ativo na construção de aprendizagens significativas, enriquecendo, aprofundando e consolidando as aprendizagens essenciais, através da aquisição e desenvolvimento de competências de pesquisa, avaliação, reflexão, mobilização crítica e autonomia de informação, com vista à resolução de problemas e ao reforço da auto-estima, em exercícios de cidadania ativa, de participação social, de partilha, de colaboração e de confronto de ideias.

 

  1º ano 5º ano
Novas Disciplinas Música Tradicional Oficina de Música
  Inglês (articulando com Oficina Criativa)
Alterações Mais um tempo a Educação Física  
  Expressão Dramática- tempo autónomo no horário  
  Metodologia de projeto, assente no tema integrador “Enraiz´Arte”, com adoção de novas medidas e estratégias, através de um planeamento curricular com adequações e contextualização do currículo ao projeto educativo da escola e às características e interesses dos alunos.

 

No que respeita aos Domínios de Articulação Curricular foram apresentados os trabalhos efetuados no primeiro e no quinto anos. No primeiro ano efetuaram-se atividades sobre o Dia Mundial da Alimentação, o Halloween, o São Martinho e o Natal. No segundo ano foram apresentados os trabalhos sobre o Dia Mundial da Música, Halloween e o Natal.

Constatámos que no primeiro ano houve uma maior facilidade de articulação entre a professora titular de turma e os professores coadjuvantes, quer ao nível das aprendizagens essenciais, quer ao nível das atividade efetuadas. Existiu um excelente envolvimento com a Comunidade Educativa, destacando-se as atividade realizadas com os utentes do Lar Paula Borba e do Lar Acácio Barradas. No que respeita ao Trabalho de Projeto e às Metodologias Ativas consideramos que motivam muito os alunos e que são essências para irmos ao encontro do Perfil do Aluno.

No que respeita ao quinto ano, existiu uma boa articulação entre docentes e entre conteúdos, bem como um excelente envolvimento dos Encarregados de Educação. No entanto, não podemos deixar de destacar que a monodocência e os horários do primeiro ciclo facilitam a criação dos Domínios de Autonomia Curricular bem como a articulação com os docentes coadjuvantes.

Para o segundo período pretendemos continuar a desenvolver Metodologias Ativas e Trabalho de Projeto, pretendemos um maior envolvimento dos Professores do Ensino Vocacional de Música, começar a preparar a Festa de Final de Ano da Academia com base no Tema Integrador Enraiz´Arte e ir ao encontro do que pretendemos que seja o Perfil do Aluno da Academia, como aluno do Ensino Vocacional de Música.

Temos a convicção de que estamos a pensar / refletir / agir e que nos agrada muito fazer parte deste Projeto. Acreditamos na (Trans)Formação!

1 Comentário

  1. […] A Academia foi distinguida na categoria de Alimentação, Higiene e Ambiente com o Projeto desenvolvido com a turma do Primeiro Ano, no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.