Projeto Flexibilidade Curricular do Ministério da Educação conta com 235 escolas, a nível nacional. As turmas de 1º e 5º anos da Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi, uma das poucas escolas de ensino artístico especializado, integram este Projeto inovador.
Ao participar neste projecto pretendemos a melhoria das aprendizagens dos nossos alunos e a valorização da nossa área de intervenção, as expressões artísticas, com maior incidência na área da música, por acreditarmos que esta área permite aumentar a concentração e o desempenho dos alunos. Será também valorizada a área da cidadania, tentando proporcionar aos nossos alunos a aquisição de competências diversas que ultrapassarão os currículos escolares.
Este Projeto assenta num processo de participação e flexibilidade, onde cada aluno desenvolverá a sua criatividade, autonomia e sensibilidade, novas formas de saber, de estar, de comunicar e de aprender. Tendo em conta os seus interesses e necessidades, cada aluno será chamado a adotar um papel ativo na construção de aprendizagens significativas, enriquecendo, aprofundamento e consolidando as aprendizagens essenciais, através da aquisição e desenvolvimento de competências de pesquisa, avaliação, reflexão, mobilização crítica e autonomia de informação, com vista à resolução de problemas e ao reforço da auto-estima, em exercícios de cidadania ativa, de participação social, de partilha, de colaboração e de confronto de ideias.
– criação da área Música Tradicional, em articulação com o clube riBombando.
– acréscimo de um tempo na Expressão Físico-motora
– integração da disciplina de Inglês no Projeto de Coadjuvação da escola
a vertente artística reforçada
– criação da disciplina Oficina de Música, em articulação com Oficina Criativa (Oferta Complementar)
– metodologia de projeto, indo ao encontro do interesse dos alunos, assente no tema integrador “Enraiz´Arte”
– ao longo do ano o trabalho assentará na dinâmica do trabalho de projeto, os alunos serão confrontados com a adoção de novas medidas e estratégias através de um planeamento curricular que terá como finalidade a adequação e contextualização do currículo ao projeto educativo da nossa escola e às características das turmas e dos alunos. O tema integrador definido para este ano “Enraiz´Arte”, será também um eixo fundamental para a criação de novos projetos interdisciplinares e transdisciplinares mais específicos.
Nota: mantém-se, nas várias valências da Academia, a criação de Projetos paralelos interdisciplinares e transdisciplinares, baseados nos Planos de Grupo/Turma, tendo em conta as caraterísticas e interesses dos intervenientes.
1 Comentário
[…] escola foi escolhida para fazer parte do projeto piloto flexibilidade curricular do Ministério da Educação. Para os alunos do 1º e 5º ano este projeto é já uma […]