A aprendizagem da música, realiza-se através da aplicação profunda de quatro paradigmas fundamentais da educação: aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a conviver e aprender a fazer. Quatro pilares da educação que se integram, com o objetivo de desenvolver as capacidades intelectuais, proporcionando uma formação completa ao aluno.
A prática intensiva do instrumento em grupo ou individual objetiva:
- a integração de crianças e jovens na sociedade e comunidade escolar, através da criação de sucesso educativo;
- promove o desenvolvimento espiritual, afetivo, intelectual e moral dos alunos;
- facilita o acesso à formação musical e cultural, enriquecendo a cultura dos alunos, dos seus familiares e das suas comunidades;
- envolve as famílias no processo educativo das suas crianças;
- contribui para a formação pessoal e social; promove o trabalho em grupo;
- contribui para o ensino e desenvolvimento de valores como responsabilidade, disciplina, solidariedade, entreajuda, compromisso e persistência;
- aumenta a autoestima dos alunos e das suas famílias;
- reforça a autoconfiança;
- estimula o interesse em descobrir e aprender;
- desenvolve capacidades de resolução de problemas entre pares, cria oportunidades para todos (democratização do ensino da música), desperta talentos, divulga a música e contribui para a construção da identidade dos alunos.
O objetivo principal é ensinar as crianças e jovens a viverem melhor uns com os outros e torná-las melhores pessoas (felizes!), fazendo MÚSICA.
20 de julho de 2017
Joana Gomes (Prof.ª de violino)

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