OFERTA EDUCATIVA

1.º Ciclo

Apostamos num método de ensino baseado em experiências de aprendizagem ativas, significativas e diversificadas.

Oportunidade para que todos os alunos tenham um percurso enriquecedor e alcancem o sucesso escolar

A organização do primeiro ciclo implica que o desenvolvimento da educação escolar constitua uma oportunidade para que os alunos realizem experiências de aprendizagem ativas, significativas, diversificadas, integradas, socializadoras, garantindo efetivamente o direito ao sucesso escolar de cada aluno.

WEBSITE_Editaveis-17

Respeito pelo ritmo de aprendizagem de cada criança

WEBSITE_Editaveis-20

Corpo docente estável e especializado nas diversas áreas

WEBSITE_Editaveis-18

Implementamos o plano de Flexibilidade Curricular

WEBSITE_Editaveis-19

Vasta oferta de atividades complementares

No que respeita à estrutura curricular do 1.º ciclo, tendo como ponto de partida o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo que carateriza os alunos neste nível etário, projetamos, além do progressivo domínio de instrumentos básicos de comunicação e compreensão (leitora e oral), a iniciação em diferentes formas de expressão (nomeadamente verbal, motora, plástica, dramática e musical) e uma primeira abordagem do meio natural e social.

A componente de apoio ao estudo tem por objetivo apoiar os alunos na criação de métodos de estudo e de trabalho, visando prioritariamente o reforço nas disciplinas de Português e Matemática.

Componentes do Currículo – 1.º e 2.º anos de escolaridade

  • Português
  • Matemática
  • Estudo do Meio
  • Educação Artística (Música / Teatro / Artes Visuais)
  • Educação Física
  • Apoio ao estudo
  • Oferta Complementar (Música e Cultura)
  • Inglês

Componentes do Currículo – 3.º e 4.º anos de escolaridade

  • Português
  • Matemática
  • Estudo do Meio
  • Educação Artística (Música / Teatro / Artes Visuais)
  • Educação Física
  • Apoio ao estudo
  • Oferta Complementar (Música e Tecnologia)
  • Inglês

Veja o plano curricular do 1º ciclo com mais detalhe, aqui.

O curso de iniciação é composto pelas disciplinas de instrumento, formação musical e classe de conjunto.

Instrumentos:
Bateria, flauta transversal, guitarra, piano, saxofone, violino e violoncelo.

Componente Musical Curricular:

  • Música e Cultura (1.º e 2º anos)
    A Oferta Complementar tem como objetivo articular saberes e aprendizagens. Para isso, recorre-se a atividades que visam promover, de forma transversal, a educação para a cidadania, as áreas artísticas e culturais. Pretende-se que os alunos conheçam instrumentos e canções das várias regiões do nosso país. Esta componente materializa-se na disciplina de “Música e Cultura”.
  • Música e Tecnologia (3º e 4º anos)
    A Oferta Complementar tem como objetivo articular saberes e aprendizagens. Para isso, recorre-se a atividades que visam promover, de forma transversal, a educação para a cidadania, as áreas artísticas, culturais e componentes de trabalho como as tecnologias de informação e comunicação. Esta componente materializa-se na disciplina de “Música e Tecnologia”.

Componente Musical Extracurricular:

  • Coro (3º e 4º anos)
    A Academia apostou na criação de um coro em que a vontade de cantar e compartilhar o gosto pela música são o motor para procurar fazer cada vez mais e melhor. Este projeto conta com a participação de cerca de 40 crianças entre os 8 e os 12 anos. Este grupo apresenta-se por vezes em eventos na comunidade.

Na Academia a música é uma forma de comunicação que possibilita as crianças que trabalham em conjunto num grupo musical, desenvolvam disciplina, entreajuda, cooperação e respeito pelo outro, para além de desenvolverem também competências vocais.

No que respeita às atividades extracurriculares,  e de modo a articular saberes e aprendizagens, visarão essencialmente atividades em articulação que promovam de forma transversal a educação para a cidadania, áreas artísticas, culturais e componentes de trabalho com as tecnologias de informação e comunicação.

  • Natação
  • Coro Infantil
  • Dança Criativa
  • Robótica

Saiba mais sobre as atividades complementares aqui.

  • Manhã : 9h00 - 10h30 / 10h45 - 12h15
  • Tarde : 13h30 - 15h30 / 16h00 - 16h45

O horário de cada turma é divulgado aos pais no início do ano, apresenta intervalo no período da manhã, intervalo para almoço e intervalo no período da tarde, podendo vir a sofrer pequenas alterações no interesse dos alunos e da instituição.

O horário de atendimento dos pais pelos docentes é definido no início do ano letivo e dado a conhecer aos encarregados de educação.

No que respeita à estrutura curricular do 1.º ciclo, tendo como ponto de partida o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo que carateriza os alunos neste nível etário, projetamos, além do progressivo domínio de instrumentos básicos de comunicação e compreensão (leitora e oral), a iniciação em diferentes formas de expressão (nomeadamente verbal, motora, plástica, dramática e musical) e uma primeira abordagem do meio natural e social.

A componente de apoio ao estudo tem por objetivo apoiar os alunos na criação de métodos de estudo e de trabalho, visando prioritariamente o reforço nas disciplinas de Português e Matemática.

Componentes do Currículo – 1.º e 2.º anos de escolaridade

  • Português
  • Matemática
  • Estudo do Meio
  • Educação Artística (Música / Teatro / Artes Visuais)
  • Educação Física
  • Apoio ao estudo
  • Oferta Complementar (Música e Cultura)
  • Inglês

Componentes do Currículo – 3.º e 4.º anos de escolaridade

  • Português
  • Matemática
  • Estudo do Meio
  • Educação Artística (Música / Teatro / Artes Visuais)
  • Educação Física
  • Apoio ao estudo
  • Oferta Complementar (Música e Tecnologia)
  • Inglês

Veja o plano curricular do 1º ciclo com mais detalhe, aqui.

O curso de iniciação é composto pelas disciplinas de instrumento, formação musical e classe de conjunto.

Instrumentos:
Bateria, flauta transversal, guitarra, piano, saxofone, violino e violoncelo.

Componente Musical Curricular:

  • Música e Cultura (1.º e 2º anos)
    A Oferta Complementar tem como objetivo articular saberes e aprendizagens. Para isso, recorre-se a atividades que visam promover, de forma transversal, a educação para a cidadania, as áreas artísticas e culturais. Pretende-se que os alunos conheçam instrumentos e canções das várias regiões do nosso país. Esta componente materializa-se na disciplina de “Música e Cultura”.
  • Música e Tecnologia (3º e 4º anos)
    A Oferta Complementar tem como objetivo articular saberes e aprendizagens. Para isso, recorre-se a atividades que visam promover, de forma transversal, a educação para a cidadania, as áreas artísticas, culturais e componentes de trabalho como as tecnologias de informação e comunicação. Esta componente materializa-se na disciplina de “Música e Tecnologia”.

Componente Musical Extracurricular:

  • Coro (3º e 4º anos)
    A Academia apostou na criação de um coro em que a vontade de cantar e compartilhar o gosto pela música são o motor para procurar fazer cada vez mais e melhor. Este projeto conta com a participação de cerca de 40 crianças entre os 8 e os 12 anos. Este grupo apresenta-se por vezes em eventos na comunidade.

Na Academia a música é uma forma de comunicação que possibilita as crianças que trabalham em conjunto num grupo musical, desenvolvam disciplina, entreajuda, cooperação e respeito pelo outro, para além de desenvolverem também competências vocais.

No que respeita às atividades extracurriculares, e de modo a articular saberes e aprendizagens, visarão essencialmente atividades em articulação que promovam de forma transversal a educação para a cidadania, áreas artísticas, culturais e componentes de trabalho com as tecnologias de informação e comunicação.

  • Natação
  • Coro Infantil
  • Dança Criativa
  • Robótica

Saiba mais sobre as atividades complementares aqui.

  • Manhã : 9h00 - 10h30 / 10h45 - 12h15
  • Tarde : 13h30 - 15h30 / 16h00 - 16h45

O horário de cada turma é divulgado aos pais no início do ano, apresenta intervalo no período da manhã, intervalo para almoço e intervalo no período da tarde, podendo vir a sofrer pequenas alterações no interesse dos alunos e da instituição.

O horário de atendimento dos pais pelos docentes é definido no início do ano letivo e dado a conhecer aos encarregados de educação.

TESTEMUNHOS

O que dizem sobre nós?

A opinião dos membros da comunidade educativa ajuda-nos a crescer!

Inês Sobral Mãe do Tiago

Adoro! 🤩 obrigada professora! Acho que pode sentir um orgulho imenso no seu trabalho, já viu quantas meninas querem seguir os seus passos? É porque as inspira, certamente! ☺️♥️

Mariana Abreu Mãe da Luísa

Um orgulho este trabalho de profs e alunos💚 estenda os nossos agradecimentos a toda a equipa docente🙏🏽


Olga Moura Alves Mãe do Gabriel

Os nossos miúdos tem muita sorte por poderem ter todas estas experiências e aprender de forma tão especial 🙏


Joana Alves Mãe da Matilde e da Camila

Obrigada professora . Por hoje e por fazer sempre a diferença na vida dos nossos filhos. Eles nem sonham a sorte que tiveram ❤️

PREENCHA O FORMULÁRIO

Faça aqui a Pré-Inscrição

Faça aqui a
Pré-Inscrição

A pré-inscrição pode ser realizada em qualquer momento do ano (relativa ao ano em curso ou a anos posteriores).